Nesta terça-feira, 29 de outubro, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA deu início à VIII Jornada de Medicina, que neste ano aborda o tema “Vulnerabilidades de Saúde na Formação Médica: uma abordagem prática e científica”. O evento, que reúne acadêmicos, professores e profissionais da saúde, terá uma programação repleta de práticas e discussões da área médica que dura do dia 29 de outubro até o dia 4 de novembro e busca proporcionar uma reflexão profunda sobre os desafios relacionados à saúde mental e ao suporte psicológico durante a formação médica.
A abertura oficial da Jornada ocorreu no Anfiteatro da FIMCA e contou com a presença do Reitor Emérito Dr. Aparício Carvalho, da Reitora Emérita Dra. Maria Silvia Carvalho, Coordenadora do curso de Medicina, Dra. Vanessa Merlen, e do Presidente do Conselho Estadual de Medicina de Rondônia (CREMERO), Dr. Lucas Levi Gonçalves.
Programação de Abertura
A programação da abertura incluiu diversas atividades, como:
- Palestra “Quebrando o Silêncio” sobre abordagens e desafios na saúde mental, ministrada pela Dra. Vanessa Merlen.
- Mesa Redonda “Reconhecendo um pedido de socorro”, com a participação da Dra. Vanessa Merlen, do Dr. Lucas Levi e do psicólogo Vinícius Gomes.
- Minicurso de Enxertos e Retalhos, no Laboratório Veterinário da FIMCA.
Durante seu discurso de abertura, o Dr. Aparício Carvalho destacou a importância do tema abordado na jornada, afirmando: “A Jornada de Medicina é um momento especial, não só para discutirmos temas importantes, mas também para nos olharmos como comunidade. A medicina é um caminho desafiador, e sabemos das tensões e dificuldades que nossos alunos enfrentam. É fundamental que eles se sintam apoiados e que saibam que estamos aqui para prepará-los não apenas como profissionais, mas como pessoas que cuidam de outras vidas. Cada um deles é parte desse propósito maior de fazer a diferença, de oferecer cuidado e humanidade em um mundo que precisa disso mais do que nunca”.
Uma Dra. Maria Silvia Carvalho também falou sobre o propósito da Jornada, reforçando o compromisso da FIMCA com a formação ética e responsável dos futuros médicos: “Mais do que conhecimentos técnicos, queremos que nossos futuros médicos compreendam o valor da empatia e do cuidado com o outro. Esta Jornada é uma oportunidade para que todos olhem para si mesmos e para o próximo com atenção e sensibilidade”.
Com uma programação abrangente, a VIII Jornada de Medicina da FIMCA continua até o dia 4 de novembro, trazendo temas essenciais para a prática médica e promovendo a troca de conhecimentos entre acadêmicos e profissionais da área.
Fonte: Assessoria