Fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (8), sinalizando ao mundo que a Igreja Católica tem um novo papa. Após dois dias de conclave, os cardeais reunidos no Vaticano chegaram a um consenso sobre quem será o sucessor de Francisco, que renunciou ao papado recentemente.
Ainda não foi revelada a identidade do cardeal eleito, nem o nome papal que ele adotará. A tradição será seguida em breve com a aparição do cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, na sacada central da Basílica de São Pedro. Ele proclamará aos fiéis as palavras latinas “Habemus Papam” (“Temos um Papa”), antes de anunciar o nome do novo pontífice.

Logo após o anúncio, o novo papa deve aparecer diante da multidão reunida na Praça de São Pedro para fazer sua primeira saudação e oração pública. A primeira missa do pontificado, conhecida como a Missa de Início do Ministério Petrino, deve ocorrer nos próximos quatro a cinco dias.
A expectativa é grande entre os fiéis e a imprensa internacional, que aguardam com ansiedade os próximos passos do novo líder da Igreja Católica.