Foi oficializada a entrega de 1.043 casas do Programa Minha Casa Minha Vida Rural, para produtores de 21 municípios do Estado.
Os empreendimentos, destinado às famílias de agricultores, receberam investimento total de mais de R$ 30,6 milhões. Na ocasião a ministra da Igualdade Racial e Direitos Humanos junto com a superintendente nacional de Habitação da Caixa Econômica, acompanharam as autoridades do estado.
Para o Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Rondônia Fábio Assis de Menezes, “ o beneficio para 1.043 famílias que vão morar com dignidade, em suas casas, fazendo da vida no campo, ainda melhor.”
Diferentemente das entregas nas áreas urbanas, as casas destinadas a famílias de agricultores são ocupadas pelos beneficiários assim que a obra finaliza. São em sua maioria construídas individualmente nas pequenas propriedades rurais, conforme as regras definidas pelo Ministério das Cidades.
A Superintendente Nacional de Habitação da Caixa Econômica Federal Noemi de Aparecida Lemes, informou que em Rondônia, já foram entregues mais de seis mil unidades habitacionais, com expectativa de continuar atendendo as propostas que estão em análise na Caixa, através do Programa Minha casa Minha vida Rural. Em todo o Brasil o programa já beneficiou mais de 170 mil famílias de agricultores, nas mais diversas regiões.
As famílias beneficiadas pelo Minha Casa, Minha Vida Rural recebem, capacitação técnica e orientação sobre gestão da propriedade rural, cooperativismo, participação da mulher na gestão da propriedade e ações para a permanência do jovem no campo.
As 1.043 unidades habitacionais entregues, estão localizadas em áreas rurais dos municípios de Theobroma, Alvorada do Oeste, Cacoal, Machadinho do Oeste, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Pimenta Bueno, Ji-paraná, Urupá, Cacaulândia, Presidente Médici, Buritis, Ministro Andreazza, Seringueiras, Espigão do Oeste, Castanheiras, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Corumbiara, Jaru e Novo Horizonte.
O evento foi realizado no Esporte Clube Vera Cruz em Ji-paraná, com um público superior a cinco mil pessoas de vários municípios do estado. A Ministra da Igualdade Racial e Direitos Humano Nilma Lino Gomes, em discurso falou da importância para a pessoa ter a casa própria, como resultado de uma luta, fazendo com que se sinta valorizada. Para a Ministra “o resultado é a mudança na vida das pessoas, da comunidade e como conseqüência, a mudança nas cidades. Isso prova que o programa Minha casa minha Vida Rural, esta alcançando o objetivo, que é dá dignidade para as famílias.”
Logo após a cerimônia, a FETAGRO Federação Dos Trabalhares da Agricultura de Rondônia, e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ofereceram um almoço aos produtores que participaram do evento.
Natalino Junior
Jornalista
DRT/RO 1.429