InícioDestaquesSemana do Peixe que acontece em todo Brasil e teve seu lançamento...

Semana do Peixe que acontece em todo Brasil e teve seu lançamento na Fiesp

Com o apoio de mais de 20 patrocinadores e apoiadores, teve início a Semana do Peixe, que pretende realizar ações de valorização e fomento do consumo do pescado em todo o país, e começou em grande estilo com um evento especial na Fiesp, em São Paulo, nesta sexta-feira (1/9), e com a participação de Dayvson Franklin de Souza, secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Não faltou estilo também aos renomadoschefs, que tiveram como tema central “Saúde e Sabor – O Pescado a Serviço da Gastronomia”. O evento levou conhecimento sobre as diversas formas e as vantagens da utilização do pescado na alimentação e no food service.

 

O Sebrae em Rondônia está trabalhando com o projeto Piscicultura de Rondônia e preparou dois eventos para dar base à Semana do Peixe, dois seminários sobre a organização da produção e o acesso ao mercado, nos dias 29 e 30 de agosto, na sede do Sebrae e no escritório regional de Ariquemes. Durante este período, o projeto segue em frente com as consultorias para produtores, principalmente as atividades do Sebraetec, programa que tem por objetivo a inovação.

No entanto, muito antes de organizar a produção, o projeto desenvolve formas de aproximação entre produtores e grandes compradores. As missões empresariais, por exemplo, são grupos de empresas organizadas sob coordenação do Sebrae em Rondônia para conhecer eventos de negócios, feiras, empresas ou entidades de outros estados. Os produtores de pescado participaram da Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar (Fispal Food Service), que ocorre em São Paulo no início de junho. Neste ano, três missões – uma de Ariquemes, outra de Ji-Paraná e uma de Porto Velho – foram à 33ª edição da Fispal Food Service, que apresentou inovações nas áreas de equipamento e automação. Mas, o ponto forte deste ano foi a participação do Sebrae  com o estande “Peixes de Rondônia”, uma parceria com a empresa Lafaete, fabricante de cozinhas industriais. Essa empresa montou uma cozinha em solução modular, customizada com vários equipamentos. Na visão do Diretor Superintendente Valdemar Camata Júnior, o Sebrae promoveu degustações durante todos os dias do evento para divulgar o potencial gastronômico dos peixes produzidos em Rondônia, levando conhecimento sobre eles aos formadores de opinião, que são donos de restaurantes, redes de fast food e distribuidores de pescados, e para promover o acesso ao mercado paulistano. O projeto, executado pelo Sebrae e parceiros, valoriza a busca de mercado para o pescado de Rondônia e, agora, numa segunda fase da piscicultura no estado, procura agregar valor e atrair investimentos para beneficiamento de peixes.

Concentrado nas atividades de mercado estadual, o diretor técnico Samuel Almeida destaca que o projeto participou da 6ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná no mês de maio, e promoveu degustação de pratos com pescado para 1.000 pessoas durante a feira. Em Ariquemes as ações continuaram na 34° Expoari ao final de julho, com degustação para 800 pessoas. Para Samuel as oportunidades são favorecidas quando se trabalha em parceria, os produtores estão mais confiantes com o projeto de piscicultura.

 

Por Assessoria de Imprensa Sebrae

- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img

Mais lidas