Os caminhões disponibilizados pela secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) para fazer o transporte da produção agrícola de Porto Velho, como forma de incentivo à agricultura familiar, estão transportando cerca de 50 toneladas de alimentos por semana, quantidade superior há muitos outros anos em que a prefeitura trabalhou com o pequeno produtor. De acordo com o responsável pelo Transporte da Produção da Semagric, Rubens de Melo, a maior parte da produção vem de União Bandeirantes, distrito de Porto Velho distante cerca 160 km, mas a prefeitura atende toda a região rural da capital. “Lá em União Bandeirantes a produção é intensa. São os mais diversos produtos como banana, abacaxi, pupunha, açaí, macaxeira, café e feijão transportados semanalmente e que garantem renda aos pequenos produtores daquela região que é muito rica, principalmente em gente trabalhadora, mas temos uma participação grande nos demais distritos que têm se mostrado mais estimulados a produzir nos últimos anos”, disse ele.
Os veículos fazem o transporte da produção dos distritos três vezes por semana. As associações ruais são parcerias importantes para que os trabalhos fluam com eficiência. Para o secretário da Semagric, Leonel Bertolin, o programa de Transporte da Produção foi criado justamente para incentivar o pequeno produtor.
Segundo ele devido às atividades voltadas ao setor primário, a demanda tem crescido por causa da produção diversificada das comunidades. “Muitos produziam e com qualidade, mas perdiam grande parte da produção devido a não ter como escoar esses produtos. E quando colocamos caminhões à disposição desses agricultores percebemos uma população rural mais animada em produzir. Inclusive muitos deles estão apostando na produção de outros alimentos. Quem produzia hortaliças, agora também planta macaxeira, milho, café e ainda passou a produzir leite. E é esse cenário que queremos ver. Produtores cada vez mais estimulados, recebendo a orientação correta, recuperando suas áreas que estavam improdutivas, apostando em novas atividades e assim garantindo renda, emprego para a família e mais qualidade de vida”, disse Leonel.
Leonel comemora os resultados que para ele demonstram que a Semagric está muito presente nos campos e nas estradas rurais do município. “Estamos ajudando produtores a construírem uma nova história. E isso é uma cooperação importante para quem trabalha e precisa do apoio governamental para avançar em suas realizações”, enfatizou o secretário.
Texto e fotos: Meiry Santos