InícioÚltimas notíciasSemagric realiza primeira colheita do Programa do Café Clonal na unidade demonstrativa...

Semagric realiza primeira colheita do Programa do Café Clonal na unidade demonstrativa de Extrema

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) está comemorando junto com os produtores do distrito de Extrema, distante cerca de 320 Km do centro urbano de Porto Velho, a realização da primeira colheita do Programa do Café Clonal, após dois anos do início do plantio. Quando o programa foi criado, a expectativa é de que fossem atendidos 200 produtores, mas essa média foi ultrapassada, principalmente pelos resultados positivos logo nos seis primeiros meses da implantação da unidade demonstrativa na região.


Hoje cerca de 220 produtores recebem mudas e orientação técnica e tem suas esperanças renovadas. Quem pensava em deixar o campo, e buscava outras alternativas para garantir a renda da família, hoje sonha alto e vê os grãos de café se multiplicando em seu campo. Uma nova realidade, que para o secretário da Semagric, Leonel Bertolin, não tem preço. “Estamos vendo a família do campo, permanecendo no campo e trazendo de volta os filhos que saíram da área rural em busca de outras alternativas, pois não viam mais perspectivas. E com essa nova realidade, vemos uma capital crescendo, investindo no setor do agronegócio que hoje impulsiona o país e que não tem deixado ele parar. Porto Velho é imensa, temos mais de seis mil quilômetros de estradas vicinais, terras férteis, um rebanho saudável e grandioso e que precisa e muito do incentivo do poder público e nós estamos buscando fazer a nossa parte. E o programa do Café Clonal é apenas um dos muitos que estamos implantando e vendo resultados positivos”, disse Leonel.

De acordo com engenheiro agrônomo, Rodrigo Ribeiro, responsável pelo programa do Café Clonal, a expectativa de colheita era de 50 a 70 sacas de grãos, mas os números ficaram em todo de 45 sacas. “Tivemos um período longo de estiagem, o que não ajudou muito, mas mesmo assim conseguimos chegar a uma colheita significativa e importante e que estimulou ainda mais os produtores”, relatou.

Ainda segundo o engenheiro agrônomo no mês de maio acontecerão novas colheitas. “Desta vez serão feitas as colheitas nas unidades demonstrativas dos distritos de Rio Pardo e União Bandeirantes”, concluiu.

Texto e fotos: Assessoria Semagric

- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img

Mais lidas