InícioÚltimas notíciasSemagric realiza benfeitorias em linhas de setores chacareiros de Porto Velho.

Semagric realiza benfeitorias em linhas de setores chacareiros de Porto Velho.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) está participando de um mutirão, junto às secretarias municipais de Obras (Semob) e de Serviços Básicos (Semusb), que  promove limpezas e encascalhamentos de vias e drenagens de locais com atoleiros em locais de proximidade entre a zona urbana e a zona rural. Além disso, as equipes da Semagric realizam também serviços voltados exclusivamente às estradas rurais dos setores chacareiros próximos à área  urbana do município, conforme é o caso da comunidade Recanto do Pássaros.

O secretário da Semagric, Leonel Bertolin, disse que setores chacareiros das diversas regiões próximas à zona urbana estão recebendo serviços. Na zona Sul, diversas linhas que passam por entre o Recanto dos Pássaros, Areia Branca, Estrada dos Japoneses, Colonia Viçosa e Três Buritis estão sendo reformados. “Os setores chacareiros têm ligações com ruas importantes da cidade. Na zona Sul, muitas áreas rurais estão se integrando mais com a zona urbana por meio das reformas realizadas nessas vias importantes”, explicou o secretário.  

O trabalho objetiva a melhoria de vias já em uso, mas também a liberação de linhas que estavam em desuso, devido a obstruções por atoleiros ou por queda de vegetação no caminho. Outra meta importante da Semagric é a ampliação da malha viária dos ônibus de linha e dos ônibus escolar. “Muita gente trabalha em vários locais da cidade, mas mora em chácaras.

As dificuldades com o transporte coletivo atrapalha demais a vida dessas pessoas. A Prefeitura quer trabalhar para que haja a melhoria na oferta desses serviços à população, como também se interessa em dar novo impulso ao segmento produtivo dos setores chacareiros, sobretudo do pequeno e do médio produtor”, disse Bertolin.  

Sobre o consumo dos produtores hortifrutigranjeiros no município, o secretário informou que mais de oitenta carretas descarregam na cidade diariamente, vindos de outros estados. “Levando-se em conta que o prefeito defende a ideia de que a definição da política econômica do município passe pelo agronegócio, é evidente que temos muito ainda a evoluir. A melhoria das estradas é um dos principais componentes para esse avanço”, destacou.  

Dione Barroso, coordenador de Estradas Rurais da Semagric, disse que os serviços na região do Recanto dos Pássaros foi iniciado há cerca de quinze dias, mas a grande quantidade de chuvas impediu que eles seguissem com maior celeridade. “Praticamente, não dava para trabalhar, mas estamos encerrando tudo nesse final de semana, pois só falta concluir alguns pequenos trabalhos. Fizemos em torno de dez quilômetros de reformas nessas estradas e trouxemos benefícios a mais de trinta famílias”, afirmou.

Mirtes Rufino, moradora há 13 anos na região, expressou gratidão pelos serviços realizados pela Prefeitura. “Foi um trabalho bem feito. Estávamos aqui quase que isolados. A comunidade está crescendo e fazia falta uma boa arrumada nas estradas. Eu sou artesã, trabalho com esculturas em madeira. Aqui estava quase tudo intransitável e eu encontrava dificuldade de transportar meus materiais. Estamos muito agradecidos à Prefeitura.

Além da abertura das estradas, a Semagric está também conversando conosco sobre incentivos a criação de tanques de piscicultura, a produção de aves e muitas outras formas de apoio que podem ser estendidos à produção. Tudo isso é importante para que possamos nos desenvolver e fazer desenvolver essa região”, observou a moradora.  

Circley de Sousa, que mora há três anos na região do Recanto dos Pássaros, disse que com cinco filhos em idade escolar se encontrava com dificuldades para acessar o transporte escolar. “Era preciso levá-los até a estrada, mas agora, com a abertura das linhas, é possível ao ônibus chegar até aqui próximo”, disse Sousa.  

José de Sousa Leite, morador na mesma região desde o ano 2000, informou que durante os dezesseis anos em que reside na região nunca havia visto um trabalho semelhante sendo realizado pela Prefeitura. “Eu mesmo paguei do meu bolso, muitas vezes, para que máquinas viessem limpar as ruas, pois estávamos atolando na lama e o mato estava tomando conta das estradas. Quando chovia, ninguém se movia. O que estamos vendo agora é uma situação completamente diferente, para muito melhor. 

Por  Renato Menghi |  Fotos  Medeiros

- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img

Mais lidas