Com mais de 53 mil visitantes, 339 expositores e R$ 621,6 milhões em negócios realizados, a 4ª Feira Rondônia Rural Show, que aconteceu em maio, em Ji-Paraná, voltou a superar recordes.
O balanço do evento foi apresentado, nesta quinta-feira (5), ao governador Confúcio Moura pelo secretário Evandro Padovani, da secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri). Ele assegurou que a equipe está comprometida em tornar o próximo evento ainda maior.
A prestação de contas foi uma sucessão de números positivos. Em todos os itens ficou provada a grandiosidade da exposição, que é a nona entre as mais importantes do país neste segmento.
O secretário Padovani partilhou o otimismo em relação ao futuro da Rondônia Rural Show com secretário-chefe da Casa Civil Emerson Castro, a secretária adjunta da Seagri Mary Braganhol e o superintende estadual de Comunicação Domingues Júnior, que participaram da apresentação.
Os números confirmam que a feira, que foi criada para mostrar o potencial do agronegócio e produzir negócios, evolui ano a ano. Setores como o artesanato, agroindústria e expositores, por exemplo, superaram as expectativas. E não foi só: também houve queda nos preços licitados pela organização para material gráfico, transporte e estrutura. A economia gerada foi de 34,41{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da}.
As instituições bancárias receberam mais de 4 mil propostas e negociaram R$ 585,3 mil. São resultados que enchem de orgulho os organizadores e deixam a certeza de que é possível fazer muito mais em 2016.
Confúcio Moura elogiou a equipe que organizadora. Segundo ele, os números traduzem o esforço despendido para que a feita acontecesse pela quarta vez. A presença dos ministros da Pesca e do Desenvolvimento Agrário, na Rondônia Rural Show, segundo o governador, demonstram a importância do evento.
ONDA POSITIVA
O governador disse que a feira é importante para movimentar o agronegócio e provocar uma onda positiva no empreendedor que pode ficar temeroso com investimentos no momento em que o restante do país passa por uma crise. “Somos uma alternativa ao que há de negativo nos outros estados”, disse ele. “Foi um trabalho grandioso o que vocês fizeram. Enfrentaram e venceram um desafio gigantesco”, elogiou.
Confúcio Moura disse que a feira apresenta alternativa aos empreendedores do agronegócio
Os organizadores da feira informaram que a meta é trazer, em 2016, representações de 10 países para a feira. Neste ano participaram sete delegações. A África do Sul tem manifestado interesse em adquirir alimentos e deve estar entre os próximos convidados.
A feira acontece em Ji-Paraná, município localizado na BR 364, no centro do estado, o que favorece a logística de transporte. Além de ser local de mostra da tecnologia que pode potencializar a produção no campo, oferece oportunidade de negócios voltados ao setor agropecuário.
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia