O Município de São Miguel do Guaporé recebe nesta sexta-feira (29), no auditório da Câmara Municipal, produtores rurais, agentes públicos e políticos e empresários do agronegócio, na jornada de pré-lançamento da 5ª Rondônia Rural Show, na região do Vale do Guaporé.
Acompanhado por José Paulo Gonçalves, coordenador da feira, este é o primeiro evento preparatório da 5ª Rondônia Rural Show realizado na região, que vem se despontando entre as principais produtoras rondoniense de carne, café, arroz, milho e soja. Segundo ele, além de divulgar a feira, que tem data marcada para o período de 25 a 28 de maio, em Ji-Paraná, o encontro de São Miguel pretende reunir os produtores da região e toda a comunidade adjacente, estabelecendo vínculos e aproximando cada vez mais a estrutura de produção e seus agentes transformadores com o governo.
Maior entusiasta da Rondônia Rural Show e seu garoto propaganda, o governador Confúcio Moura tem dedicado toda atenção ao programa de realização da feira, pois sabe de sua importância para quem produz e para a economia estadual. Neste ponto ele tem visitado praticamente todos os eventos realizados no Estado, tendo inclusive participado e falado no ato de pré-lançamento realizado em Brasília, para uma plateia de 32 embaixadores e autoridades estrangeiras, e importantes empresários do agronegócio, com o objetivo de expandir as fronteiras da pauta de exportações do Estado de Rondônia.
O secretário de estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, destacou que o objetivo central da feira é aproximar o produtor das novas tecnologias, mostrando que é possível melhorar a renda da agricultura familiar e de outras categorias produtivas com a adoção de técnicas modernas de produção, que por fim resulta na melhoria geral da economia do Estado.
O pré-lançamento nesta sexta-feira em São Miguel do Guaporé, segundo a coordenação, tem exatamente o objetivo de reunir toda a comunidade, eis que, além do público alvo, a Rondônia Rural Show vem se notabilizando por reunir em seus domínios vários segmentos sociais, formado por produtores rurais, estudantes, empresários, políticos e sociedade organizada, todos em busca de novidades, conhecimentos e oportunidades de negócios oferecidas durante os quatro dias do evento.
Em São Miguel do Guaporé, a comunidade de toda a região vai ter a oportunidade de conhecer expositores de renome no mercado, e uma série de bens e produtos, incluindo modernos veículos automotores, máquinas e implementos agrícolas, serviços, grandes indústrias e indústrias familiares (agroindústrias) e toda a estrutura governamental, além de praticamente toda rede de bancos com agência no Estado.
Texto: Cleuber R Pereira
Secom – Governo de Rondônia