Apesar de estar apenas na sua 5ª Edição, a Rondônia Rural Show já se consolidou como uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, a maior da região Norte e a nona do País. Durante o pré-lançamento realizado em Porto Velho, agricultores, pecuaristas , empresários, políticos e pessoas ligadas à área rural falaram sobre a importância da feira para o estado.
Para o vice-governador, Daniel Pereira, a feira se consolida também internacionalmente com a participação de mais 10 países. “A confirmação desses países fortalece o evento e torna Rondônia como a capital brasileira do agronegócio, já que os olhos da maioria do setor produtivo estarão voltados para o nosso estado. Aqui deverão ser firmados diversos acordos entre os países participantes. Além disso, a feira serve para mostrar a potencialidade de Rondônia para o mundo”, disse o vice-governador.
O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, destacou a geração de emprego e renda que a feira traz para o estado. “O movimento é forte, principalmente nos hotéis e restaurantes da cidade. Conseguir uma vaga hoje é praticamente impossível, já que o movimento triplicou nos últimos dias. A Rondônia Rural Show é a época em que os empresários da cidade mais faturam. Quem vem para visitar a feira vai consumir no município, para o comércio é um Natal antecipado”, comemorou Jesualdo.
Para o superintendente do Banco da Amazônia em Rondônia, Edmar Bernaldino, a 5ª Rondônia Rural Show é a oportunidade que os agricultores têm de conhecer e adquirirem as novas tecnologias disponíveis no mercado. “O evento é a oportunidade que o homem do campo tem de conhecer de perto as novas tecnologias. O Banco da Amazônia dará atenção especial à agricultura familiar. Vamos estar com linhas especiais de crédito nas áreas da agricultura, como para a produção de grãos, pecuária, na produção de carne, leite entre outros”, destacou Bernaldino.
A 5ª Rondônia Rural Show acontece de 25 a 28 de maio em Ji-Paraná, a entrada é gratuita.
Texto: Eduardo Kopanakis
Fotos: Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia