O tempo médio registrado ao final do primeiro quadrimestre de 2024 para abertura de empresas no Brasil é de 21 horas, o que representa uma queda de 6 horas (22,2%) em relação ao quadrimestre anterior. Quando comparado com o mesmo período em 2023, o dado apresenta uma redução de 9 horas (30,0%).
Neste quadrimestre, o indicador desde o início de 2024 manteve a marca abaixo de 1 dia até finalizar o primeiro quadrimestre deste ano com tempo médio de 21 horas este é o menor tempo médio de abertura desde o início das análises do mapa, sendo que 74,3% das empresas foram abertas em menos de 1 dia.
O tempo médio relativo à etapa de pesquisa prévia de viabilidade nesse quadrimestre novamente registrou o menor patamar histórico, com o tempo de 11 horas, registrando uma redução de 1 hora em relação ao último quadrimestre de 2023. Já o tempo médio de registro encerrou o primeiro quadrimestre deste ano em 10 horas, representando uma queda de 5 horas em relação ao quadrimestre anterior.
O Governo Federal está implementando medidas para agilizar o processo de abertura de empresas no Brasil. Com o objetivo de facilitar a vida do cidadão empreendedor, foram criadas respostas automáticas para a maioria das etapas desse processo.
Agora, é possível abrir uma empresa em menos de 1 dia, de forma totalmente online e simplificada. Essa iniciativa visa estimular o empreendedorismo e fomentar a economia, tornando o ambiente de negócios mais favorável e eficiente.
A seguir, as unidades federativas que apresentaram os menores tempos para abertura de empresas no primeiro quadrimestre de 2024. Destaca-se Sergipe como a unidade da federação mais rápida para abertura de novas empresas, apresentando o tempo de 6 horas ao final do primeiro quadrimestre de 2024.
Paraná, Bahia e Amazonas também mantiveram seus postos entre aquelas unidades federativas mais ágeis na abertura de empresas.
Além dos estados listados na Tabela 10, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Acre, Roraima, Paraíba, Mato Grosso, Piauí e Ceará também registraram tempo médio de abertura abaixo de 1 dia.
Os estados de Amapá e São Paulo registraram novas empresas com tempo médio acima de 1 dia, bem como os estados listados na tabela adiante, que apresentaram os maiores tempos de abertura de empresas no primeiro quadrimestre de 2024.
Pará apresentou o maior tempo médio, apresentando no final do primeiro quadrimestre deste ano o tempo de 1 dia e 11 horas, implicando em aumento de 7 horas em relação ao quadrimestre anterior.
No recorte geográfico, Centro-Oeste permanece como a região com o menor tempo para abertura de empresas, registrando 14 horas, porém com aumento de 1 hora em relação ao último quadrimestre de 2023. Já Sudeste apresenta o maior tempo entre as regiões, com 1 dia e 3 horas, entretanto com queda de 10 horas em relação ao último quadrimestre de 2023, além de queda de 16 horas em relação ao mesmo período do ano passado.
Entre as capitais brasileiras, Aracaju se destaca como a mais ágil para se abrir empresas, formalizando novos negócios em apenas 1 hora. A capital do estado de Sergipe reduziu em 2 horas o tempo médio de abertura em relação ao terceiro quadrimestre de 2023. Curitiba, Vitória e Salvador também permanecem entre as capitais mais rápidas para abertura de novas empresas.
Além das capitais listadas na Tabela, Florianópolis, Palmas, Goiânia, Recife, Campo Grande, Manaus, Natal, Rio Branco, Porto Alegre, Brasília, São Luís, Boa Vista e João Pessoa formalizaram novos negócios em até 12 horas ao final do primeiro quadrimestre de 2024.
São Paulo, Belo Horizonte e Macapá registraram novas empresas com tempo médio acima de 12 horas, bem como os estados listados na tabela adiante, que apresentaram os maiores tempos de abertura de empresas no terceiro quadrimestre de 2023.
No outro extremo, Belém mais uma vez apresenta o tempo mais alto entre as capitais: 3 dias e 2 horas, um aumento de 21 horas em relação ao quadrimestre anterior.
Belém e Cuiabá apresentaram os maiores aumentos no tempo de abertura de empresas
quando comparados com o último quadrimestre, apresentando aumento de 21 horas e
11 horas, respectivamente.
FONTE: MAPA DE EMPRESAS
Boletim do 1º quadrimestre de 2024