O potencial da produção de Rondônia está sendo exposto na Semana Internacional do Café – SIC em Belo Horizonte- MG em um Estande próprio com mais de 88 m². A estimativa dos organizadores (Sistema Federação da Agricultura de Minas Gerais, Café Editora, Sebrae Nacional e Governo de Minas), é de que a quarta edição da semana internacional gere em torno de R$ 27 milhões em negócios, valor 8{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da} superior ao registrado no ano passado. São esperados 14 mil visitantes e 165 marcas expositoras. Durante a SIC, ainda é realizada a maior feira do segmento, o 11º Espaço Café Brasil.
A SIC é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. O evento acontece na capital do maior Estado produtor do Brasil – Belo Horizonte – e apresenta diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.
O Sebrae viabilizou a participação de Rondônia na SIC como expositor, e para tanto contou com parceiros estratégicos como: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-CPAFRO), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO), Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (SUDER) e Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI), os quais estão demonstrando os avanços e possibilidades de investimentos nesse segmento do agronegócio a milhares de visitantes do evento.
Para demonstrar a cafeicultura de Rondônia em números e em ações foi elaborada a edição especial da revista “Cafés de Rondônia”, para que o público em geral conheça os avanços obtidos no Estado.
Uma caravana representada pelos produtores rurais da região de abrangência do Projeto Cafeicultura de Rondônia, comitê gestor desse mesmo projeto composto pela Câmara Setorial do Café, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Conselho de Secretários Municipais de Agricultura, está no encontro em Belo Horizonte.
Os produtores classificados no Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do café canéfora (robusta e conilon) receberam além do prêmio em dinheiro pago pela Emater, as passagens aéreas e a hospedagem oferecidas pelo Sebrae para participar do evento, proporcionando a possibilidade de ampliação da visão de mercado dos referidos produtores.
Para realizar a promoção do café, a empresa Juninho Soft Café leva ao público que visita e é atraído ao estande, o sabor característico. Levar o café robusta foi uma iniciativa para alavancar seu consumo, porque antes não era valorizado como bebida altamente apreciável e saborosa, provocando uma nova experiência ao paladar do público de outros estados brasileiros e de outros países.
Os cafeicultores terão oportunidade de conhecer o mercado, divulgar seus produtos e aproximar-se de potenciais compradores. O momento é favorável para a cafeicultura rondoniense quando comparada aos estados com grande tradição no cultivo de café.
Esta é uma oportunidade para Rondônia promover-se como grande fornecedor de café robusta de qualidade no mercado, realizar lançamentos de novas variedades de cafés clonais tanto robusta como arábica, analisar a concorrência, diversificar e expandir canais de comercialização entre outros.