A 5ª Rondônia Rural Show, deverá movimentar e reunir centenas de empresários, produtores rurais e instituições bancárias, com a expectativa de alinhar cerca de 200 propostas de financiamento para o agronegócio.
Em nome do Governo de Rondônia, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) realizam trabalho de orientação aos produtores rurais, sobre a importância de se antecipar as providências de caráter burocrático junto a rede bancária, de modo que durante a feira essa etapa já tenha sido superada, possibilitando aos produtores e empresários do agronegócio, tempo e disponibilidade para vistoriarem e decidirem sobre os melhores equipamentos e insumos para suas respectivas áreas de produção.
Superando as expectativas da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a rodada de negócio da região central (Jaru) foi um sucesso de público, com um total de 152 propostas de financiamentos concebidas, segundo informou o professor Kleber Rodrigues Pereira, da Supervisão do Escritório Regional da Emater em Ji-Paraná. A previsão é de que a rodada de negócios de Ariquemes supere esta marca, já que engloba todos os municípios da região Vale do Jamari, considerada uma das mais pujantes em projetos para agricultura, pecuária (carne e leite), piscicultura, grãos e exemplar no âmbito da agricultura familiar.
Segundo o titular da Seagri, Evandro Padovani, um outro fator importante para realização antecipada das rodadas de negócios é prazo de vigência para financiamento do plano safra 2015/2016 que expira já em junho, e que disponibiliza recursos com taxa de juros subsidiada (5,5{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da}). Segundo ele, é preciso aproveitar as oportunidades disponíveis com o lastro de segurança do Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica (CEF) e Banco da Amazônia (Basa).
A afirmação do secretário justifica o sucesso dessas rodadas de negócios, já que a previsão é de que as taxas de juros que serão praticadas no plano safra 2016/2017 sejam maiores que as atuais, segundo informou José de Arimatéia, diretor técnico da Emater, que prevê para Ariquemes resultados superiores aos cerca de R$ R$ 150 milhões em negócios realizados em Jaru.
A rodada de negócios de Ariquemes pretende reunir todos os produtores rurais e empresários do agronegócio de todos os municípios da região do Vale do Jamari – Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Monte Negro e Rio Crespo, além do populoso Município de Ariquemes, devendo também atrair outros interessados dos municípios de Itapuã do Oeste, Candeias e de Porto Velho.
Considerada uma das mais populosas do Estado de Rondônia, a região do Vale do Jamari, segundo dados da área de fronteiras do Governo Federal tem 230 mil habitantes, com 38{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da} dessa população vivendo e produzindo no campo. De acordo com esses mesmos dados, são 16 mil famílias de agricultores familiares (assentados) que dependem dos incentivos oficiais.
Segundo o governador de Rondônia, Confúcio Moura, esses dados elevam ainda mais a responsabilidade de seu Governo, e por isso as iniciativas de apoiar a produção sustentável visam criar alternativas inovadoras de produção capaz de gerar renda e uma vida mais feliz para todas essas famílias.
O gerente do escritório regional da Emater na região do Vale do Jamari, Aluízio Gonçalves de Santiago, informou que o produtor que não puder comparecer a rodada de negócios, pode procurar um dos escritórios da Emater até junho e fazer suas propostas. “Essa é uma grande oportunidade para o produtor rural fazer seu empréstimo, Bancos, extencionistas e empresas no mesmo local para atender o homem do campo”, disse.
O gerente comercial da empresa Iveco, Douglas Ruthes, diz estar animado com a oportunidade de mostrar a nova linha de veículos leve que atende o homem do campo. “A expectativa é de 30 propostas durante as sete rodadas de negócios”, projeta.
O produtor de leite Antônio, acompanhado da esposa Ireni, disse que entrega diariamente para o laticínio 70 litros de leite e que um reservatório resfriador vai ajudar bastante no trabalho, e que a rodada de negócios está facilitando as negociações. “Aqui remos a assistência técnica da Emater, o banco para fazer o empréstimo e a empresa expondo o equipamento”.
Para produto de café do município de Alto Paraíso, Marcos alves, o momento é oportuno para adquirir o tão sonhado micro-trator. “Quero otimizar o tempo para produzir mais”, explica.
Obedecendo a programação da Secretaria da Agricultura, as próximas rodadas de negócios estão marcadas para os dias 26 e 27 próximos em Nova Mamoré; dias 1º e 2 de março em São Miguel do Guaporé; 4 e 5 em Rolim de Moura; 9 e 10 em Cacoal, e dias 11 e 12 de março em Colorado do Oeste, fechando o ciclo de rodadas de negócios da 5º Rondônia Rural Show.
Texto: Cleuber R Pereira e Suely David
Fotos: Suely David
Secom – Governo de Rondônia