A primeira etapa do plantio iniciará na próxima segunda-feira (18).
Para tornar realidade o projeto paisagístico que prevê o plantio de três mil mudas de espécies variadas nas calçadas e deixar a cidade muito mais arborizada, a prefeitura de Porto Velho através da secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), investiu quase R$ 20 mil na compra de equipamentos de trabalho e de proteção individual (EPI).
Com recursos oriundos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, a Sema comprou máquina de cortar asfalto e concreto, moto poda, boca de lobo, aparador de cerca, alavanca, EPI e diversos outros itens que necessários para a execução dos serviços. “A Sema agora está aparelhada para trabalhar no manejo de árvores urbanas. Temos condições de fazer plantio, poda e erradicação”, afirmou o secretário Edjales Benício de Brito.
A primeira etapa do plantio iniciará na próxima segunda-feira (18), na Rua Rogério Weber, em frente a Feira do Produtor, região central de Porto Velho. Mudas também serão plantadas nas Avenidas Farquar, Carlos Gomes, Nações Unidas, Calama, Pinheiro Machado, Sucupira, José Vieira Caula, Joaquim de Araújo Lima (Abunã), Duque de Caxias, Guaporé, Mamoré, Imigrantes e Estrada dos Japoneses, dentre outras vias.
A equipe responsável pelo trabalho está sendo treinada para utilizar os novos equipamentos. “Essa capacitação é importante para evitar acidentes e danos materiais”, explicou Brito. Os servidores também receberam treinamento sobre a legislação municipal que dispõe sobre as calçadas.
Durante a segunda fase dos trabalhos, as mudas serão plantadas em 157 pontos de calçadas construídas pelos moradores, conforme o padrão da legislação municipal. No segundo semestre, a Sema retomará o plantio nas áreas de proteção ambiental. Serão utilizadas mudas de espécies nativas da região que podem atingir até 1,8 metros em três anos.
Por Augusto José | Fotos Frank Nery