A pipoca é um quitute queridinho no mundo inteiro, unindo todas as tribos: quem come carne, quem não come carne, a galera fit e a galera que come de tudo… Enfim, é praticamente impossível encontrar alguém que não goste de pipoca, seja doce ou salgada. Nos últimos anos, ela tem sido bastante consumida por quem procura uma alimentação mais leve, tendo até virado jantar de muita gente por ser superfácil de fazer. Porém, será que esse hábito é saudável? Pois vem que o TudoGostoso vai te contar se pipoca é janta, segundo especialistas!
Pipoca é saudável?
Antes de falarmos se pipoca é janta, é importante explicarmos se a pipoca é ou não saudável. E se você adora esse petisco, já pode ficar feliz, porque segundo os nutricionistas, a pipoca é saudável, sim. Por ser rica em fibras, ela promove a saciedade, ajudando no controle da fome. Para melhorar, ela contém poucas calorias, sendo uma excelente opção para quem está em fase de emagrecimento.
Porém, será que ela tem tudo que é preciso para ser uma refeição completa? Vem ver a resposta se pipoca é janta ou não!
Pipoca: lanche ou janta? Entenda o que as nutricionistas falam
Como você já descobriu, a pipoca é uma ótima opção de lanche rápido e nutritivo, principalmente entre as maiores refeições do dia. Sabe quando bate aquela fome entre o almoço e o jantar? A pipoca é perfeita para esse momento!
Por ser muito rápida e fácil de fazer, a pipoca também tem se tornado cada vez mais comum como um jantar leve para muita gente, principalmente depois de um dia cansativo de trabalho.
Contudo, segundo os nutricionistas, a pipoca não é uma refeição completa. Em entrevista ao site g1, a nutricionista Cíntia Silva explicou que para uma refeição ser completa, ela precisa ter carboidratos, lipídios, fibras e proteínas. A pipoca é fonte apenas de carboidratos e fibras. Portanto, ela é boa para um lanche, que não precisa ter todos os nutrientes de um prato ideal, mas não tão boa para o jantar.
Pode comer pipoca na janta?
Para que a pipoca possa ser adicionada ao cardápio como uma refeição completa, é necessário entender o consumo do restante dos nutrientes (lipídios e proteínas) ao longo das demais refeições feitas no dia, como aponta a nutricionista Raissa Vianna na mesma entrevista.
Ao final, as duas profissionais explicam que a pipoca pode ser uma opção de jantar desde que seja acompanhada de outro alimento que possa entregar esses nutrientes a mais, como frutas, vitaminas ou suplementos.
Fonte: Tudo Gostoso