Porto Velho conta com estrutura receptiva, em especial no distrito de Jaci-Paraná, com hospitalidade reconhecida por empresários que se deslocam de seus estados para pescar nos rios Jaci e Madeira. NO dia 1º de setembro acontecerá o Festival de Praia e no dia 2 o Festival da Pesca. Para preparação dos eventos, nessa terça-feira (7) aconteceu uma importante reunião no Hotel Flutuante Jaci, na qual o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Rondônia, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio) e a prefeitura avaliaram as condições de logística com os empresários locais e o administrador do distrito, Sr. Nilton Barbosa da Rosa.
A reunião teve a apresentação de propostas pela consultora executiva da Fecomércio, Cileide de Macedo. Cileide recomendou realizar um mutirão, com professores e alunos, para organizar a coleta seletiva de lixo. Pediu apoio da administração para a retirada do lixo que se encontra espalhado pelas ruas com as máquinas disponíveis, ao que o administrador, Nilton, assentiu, colocando-se à disposição. Nessa oportunidade, ele manifestou sua preocupação com a área de proteção ambiental (APP) que atualmente está sendo utilizada como depósito de detritos. A consultora sugeriu que poderemos visitar a UHE Santo Antônio para buscarmos parceria para a realização da campanha educativa de preservação ambiental e sustentabilidade.
A gerente de projetos da Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Sindestur), Lidiane Bandeira, agendou as melhores opções de datas para a realização do mutirão nas escolas. Ela confirmou que vai solicitar mais uma máquina à prefeitura para auxiliar na iniciativa.
Com sua característica empreendedora, demonstrada pelas inserções com os empresários, o diretor técnico do Sebrae, Samuel Silva de Almeida, demonstrou as características de atuação do serviço com atividades práticas de acordo com as tendências exigidas pelo mercado. Destacou: “Para conseguirmos trazer renda a Jaci-Paraná, precisamos estabelecer referenciais que apresentem alternativas atraentes para os apreciadores da pesca esportiva e dos turistas em geral. Por essa razão, o Sebrae está aqui com o projeto da pesca esportiva, como já aconteceu quando trouxemos especialista para preparar guias de pesca. Nós pretendemos continuar, agora no apoio aos dois festivais no mês de setembro”. Samuel evidenciou o comportamento prático para se conseguir bons negócios e sugeriu que os empresários do setor de alimentos buscassem criar um prato típico de Jaci-Paraná, com o objetivo de atrair os turistas com originalidade.
Professor de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Manoel de Jesus Evangelista apresentou a opção de capacitação parachefs de cozinha da rede de hotelaria. O proprietário do hotel flutuante Jaci, Danilo Fernandes Lopes, se interessou pela possibilidade de oferecer um prato com qualidade e que poderá ser criado depois da capacitação do chef Manoel.
Os empresários de hotelaria e nutrição agradeceram e Danilo pediu que um turista pescador, seu hóspede de Minas Gerais, falasse um pouco sobre sua preferência em vir para Rondônia pescar. O engenheiro agronômico e empresário de sementes e insumos, Luciano Toledo, interagiu com o grupo e disse que traz seus clientes porque são pescadores e entendem Porto Velho como um lugar que oferece turismo com satisfação, por fazerem o que gostam. Luciano e outros que vieram têm o local como nova opção de lazer, e a gestão nas instalações e seus empreendedores sabem fidelizar as pessoas, um diferencial que toca e sensibiliza os clientes.
Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o site <www.sebrae.ro> ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae/RO.
Fonte: Assessoria