Com o tema “Informação Gera Empatia, Empatia Gera Respeito” foi realizada nesta quinta-feira (17), no município de Itapuã do Oeste, uma programação especial em alusão ao mês de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista -TEA. O evento aconteceu através das parcerias das Secretarias de Educação, Saúde e Assitência Social do município e envolveu cerca de 200 participantes entre famílias atípicas, professores, gestores, cuidadores entre outros profissionais de atendimento ao público, além da participação das equipes das Escolas do Estado Paulo Freire, João Francisco Correia e do Centro de Educação Especial Pedra Bonita – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE do município.
O evento contou com o ciclo de palestras com abordagens fundamentais para combater preconceito, capacitismo, estigmas e além de apoio emocional aos familiares e informações atualizadas de abordagens educacionais aos proficionais da rede municipal de ensino. Entre os temas abordados estavam: Compreendendo o Autismo, Informação e Apoio para os Pais e Responsáveis, Direitos da pessoa com Autismo, Práticas Pedagógicas para a inclusão do aluno com TEA e Parecer 50 do Conselho Nacional de Educação que estabelece diretrizes para a educação de estudantes com TEA.
O município que fica cerca de 100 km da capital, Porto Velho, recebeu profissionais com bagagens e expertises sobre o assunto. Entre elas Tércia Marília, Psicóloga, Diretora de Serviços Clínicos da Neurokind, e as profissionais da Associação do Amigo e pais do Autista de Rodônia -AMA, Sílvia Regina Thomaz, Neuropsicopedagoga, Renata Capote, Assistente Social e Cleonice Sousa, Neuropsicóloga. “Esse ciclo de palestras vem agregar muito, especialmente para os nossos educadores. As legislações vêm avançando e o profissioal de educação precisa se capacitar para que possa fazer o melhor dentro de sala para o desenvolvimento do aluno autista. Agradecer a todos por prestigiarem o evento tão importante em nosso município”, disse a secretária de Educação, Luciana Fontinele.
O prefeito, Nei Martins, fez questão de prestigiar a solenidade e falou da importância do tema. “No meu projeto de governo, ainda na campanha, abracei essa causa. E hoje, esse evento é um marco e uma das ações para a nossa população. Pois toda a informação compartilhada aqui pode gerar um impacato significativo para uma pessoa que com TEA de nossa cidade. Parabenizo a união das três secretarias de Educação, Saúde e de Assistência Social por realizarem esse ciclo de palestras”, disse o Prefeito, Nei Martins.

“Quero registrar aqui os meus agradecimentos ao Prefeito e a organização. Tenho acompanhado o desenvolvimento dos projetos dessa gestão e esse é um deles. O compartilhar informações, envolvendo a população sobre o cuidado e amparo para as pessoas com alguma deficiência. Estamos à disposição, e seremos sempre que puder, parceiros nessa pauta”, disse Wellington Nogueira, diretor Centro de Educação Especial Pedra Bonita – APAE- Itapuã.
CADASTRO PARA OS CORDÕES “QUEBRA-CABEÇA” E “GIRASSOL”
Em 2023, o município instituiu a Lei Ordinária Nº1049, de autoria da Vereadora Mineia Vila, o “Programa Cordão de Girassol/Cordão Quebra Cabeça” no Município de Itapuã do Oeste, que tem como objetivo identificar as pessoas que possuam doenças, deficiências e/ou transtornos considerados ocultos ou TEA e que acreditam necessitar de atendimento preferencial. E durante o evento foi possível que familiares e responsáveis que tenham direito a identificação pudessem fazer o cadastro para que a prefeitura possa realizar a entrega do acessório. “Ainda há muitas famílias que não têm essa identificação e o evento foi também uma oportundiade para realizarmos esse levantamento”, destacou a Secretária adjunta da Educação, Andersilane Jesus dos Santos.
EXPOSIÇÃO DE TELAS DE ALUNOS ESPECIAIS
Durante o evento foi também realizada a exposição “Minha cidade é uma obra de arte”. Os quadros foram criados e pintados durante o projeto de exposição de artes envolvendo cerca de 50 alunos especiais da Rede Municipal de Itapuã do Oeste-RO, do Atendimento Educacional Especializado -AEE, das turmas das Professoras Jéssica Moreira das Dores, Terezinha Félix de Brito Pantoja e Hilda Aguiar. A exposição ocorreu pela primeira vez no dia 25 de novembro de 2024, com o objetivo de proporcionar uma experiência sensorial, além de outras habilidades como: expressão emocional, aumento da autoestima, socialização, interação, criatividade, pensamento crítico e desenvolvimento cognitivo.

Na oportunidade, os alunos retrataram em 60 telas, locais marcantes da cidade de Itapuã, como por exemplo, a ponte sobre o Rio Jamari, o portal de entrada da cidade, o Hospital José Baioco, a praça do Lago, a Igreja Católica, peixes mais consumidos no município, além de ruas e avenidas, entre outros.
A programação contou com a presença do Deputado Estadual Lucas Torres, da Presidente e diretora da Associação do Amigo e pais do Autista de Rodônia -AMA, Nilza Maria e Alessandra Gomes, presidente da Câmara Municipal, Vânia Alves e Presidente da Associação das Mães Atípicas de Itapuã do Oeste-AMAIO, Natália Dutra.
Na ocasião, foi entregue para cada palestrante, O livro Pedra Bonita, As Pedras Que Contam, do escritor Anderson de Jesus dos Santos, professor de história da rede estadual e que por muitos anos foi professor da rede municipal de Itapuã. A obra foi resultado da tese de mestrado do escritor e é o único que registra e conta um pouco da história da cidade.