InícioÚltimas notíciasGrandes empresas em Rondônia buscam sustentabilidade e economia através do uso de...

Grandes empresas em Rondônia buscam sustentabilidade e economia através do uso de Energia Solar

Grandes empresas no estado de Rondônia buscam soluções sustentáveis e econômicas para reduzir custos e ao mesmo tempo, aumentar a atuação. É na energia solar que as empresas tem investido.

Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho, já possuem empresas que já identificaram os impactos positivos da energia solar.   

Uma agroindústria local em Ji-Paraná investiu em um sistema híbrido, utiliza inversores on-grid de última geração e módulos bifaciais, aumentando a captação de energia em até 10% adicional. O sistema combina energia solar e baterias de armazenamento. O resultado foi uma redução de 35% nos custos mensais de energia, além de maior estabilidade elétrica, essencial para o funcionamento contínuo das máquinas de processamento.

Em Ariquemes, o setor de frigoríficos, conhecido pelo alto consumo de energia, tem sido um grande beneficiário. Uma empresa local instalou um sistema fotovoltaico com potência de 1 MW, atendendo 70% da demanda energética durante o horário comercial. Mais de R$ 500 mil anuais em redução de custos com energia elétrica já foram identificados.

Já em Porto Velho, pequenos negócios, como supermercados e farmácias, têm se destacado por utilizarem soluções menores, mas igualmente eficientes. Um exemplo é um supermercado que adotou microinversores em um sistema de 100 kWp, o que resultou em uma economia mensal de R$ 12 mil e uma expectativa de lucro do investimento em apenas 4 anos.

Um dos fatores que torna o cenário mais favorável é o índice de irradiação solar do país, onde Rondônia possui um dos melhores e permite maior eficiência na geração de energia, reduzindo significativamente os custos. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado ultrapassou 300 MW de potência instalada em geração distribuída no terceiro trimestre de 2024, consolidando-se como um dos principais estados da região Norte nesse setor.

Além disso, a política regulatória tem desempenhado um papel essencial para viabilizar esses projetos, como:

  • Lei 14.300/2022: Garante isenção de tarifas de uso da rede elétrica (TUSD) para projetos de geração distribuída iniciados antes de 2029.
  • Financiamentos Acessíveis: Bancos locais e nacionais oferecem linhas de crédito com juros a partir de 0,89% ao mês para sistemas fotovoltaicos.

A energia solar tem impactado também o setor de empregos no estado. Estima-se que o setor de energia solar em Rondônia gere cerca de 5.000 empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia regional.

Além da economia financeira, as empresas em Rondônia estão contribuindo para a sustentabilidade. Em 2024, o estado evitou a emissão de aproximadamente 450 mil toneladas de CO₂, graças à adoção de energia solar.

Marcelo Rene, CEO da Energy Libra, empresa que atua no iniciou suas atividades em 2024, atendendo à crescente demanda por soluções energéticas e suprindo lacunas no setor no estado de Rondônia, reforça ainda que “O crescimento do interesse de empresas pela energia solar pode ser atribuído a três fatores principais: redução de custos operacionais, maior sustentabilidade e independência energética. Para produtores rurais, por exemplo, sistemas de energia solar reduzem despesas com irrigação e operação de máquinas, proporcionando maior previsibilidade financeira.

Em indústrias e comércios, a energia solar mitiga os altos custos associados a operações intensivas, atendendo à demanda energética de forma mais econômica. Outro fator determinante é a possibilidade de adesão ao Mercado Livre de Energia, viabilizada pela publicação da Normativa nº 50 do Ministério de Minas e Energia (MME). Esse modelo permite maior flexibilidade para negociar contratos e obter energia a preços mais competitivos. Quando combinado com a energia solar, torna as empresas mais resilientes a oscilações tarifárias.”.

Especialista em Soluções Energéticas e Engenheiro de Produção com Especialização em Transição Energética pela PUC-Campinas, Marcelo explica que “o primeiro passo é realizar um estudo de viabilidade específico para cada caso:

  • Produtores rurais:analisar o consumo sazonal e necessidades específicas, como sistemas de bombeamento, resfriamento e armazenamento de safras em silos.
  • Indústrias e comércios: avaliar o perfil de consumo energético e a compatibilidade com soluções híbridas ou on-grid, considerando os benefícios da energia solar associados às negociações no Mercado Livre de Energia.”

Sobre a Energy Libra

Apesar de sua recente fundação, a empresa é respaldada por uma gestão com mais de 18 anos de experiência no mercado elétrico. Com um histórico de mais de 20.000 placas solares instaladas e mais de 400 projetos homologados junto à Energisa RO, a Energy Libra entrega eficiência, qualidade e inovação em cada solução energética desenvolvida.

Para conhecer mais sobre a atuação da empresa no estado basta acessar o site através deste link.

Por:  Redaçao Guiapvh

- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img

Mais lidas