A 1ª edição da Exposição de Piscicultura do Vale do Jamari, em Ariquemes, o governador Confúcio Moura destacou sua importância para o fomento da produção de peixes no estado, afirmando que a Expovale é a nova feira de Rondônia, e já nasce grande. Ele lembrou que o governo estadual desde 2011 desenvolve trabalho especial voltado à piscicultura, o que resultou no crescimento de 800{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da} da produção de peixe de água doce em apenas seis anos. A produção saltou de 12 mil toneladas ano, em 2010, para 87 mil toneladas ano em 2016.
“Somos líderes em produção de peixe de água doce do País, e temos potencial imenso de crescimento”, disse.
Para o governador, a Expovale será um ponto de visitação não só dos ariquemenses como de toda a região do Vale do Jamari, pois mesmo sendo voltada ao peixe pelo menos 150 empresas de vários segmentos e 50 agroindústrias estão expondo seus produtos. “O povo de Rondônia acreditou no peixe. Agora, senhores empresários, vamos abrir o caminho da comercialização. O estado apoia todas as iniciativas para o desenvolvimento econômico”, sinalizou Confúcio.
O superintendente de Desenvolvimento Econômico de Rondônia, Basílio Leandro, explicou que o evento é uma realização do governo do estado juntamente com a Associação Comercial e Industrial (Acia) de Ariquemes em parceria com outras instituições. “Um evento desta magnitude não é fácil fazer. Somente com esta parceria para conseguir”, salientou.
Segundo Basílio, a Expovale é resultado da força da piscicultura no estado, em especial no Vale do Jamari. “Esse evento vem reconhecer a pujança de nossa piscicultura”, afirmou.
O Superintendente também anunciou mais dois eventos direcionados à piscicultura a ser realizados em Porto Velho e Ji-Paraná.
O presidente da Acia, Francisco Hidalgo, destacou a união em prol do fortalecimento da cadeia produtiva e, consequentemente, da economia. “É a oportunidade de estreitar laços entre os produtores, técnicos, empresários, prestadores de serviços e consumidores, oportunizando, também, a geração de rendas, divisas e empregos no Vale do Jamari”.
FOMENTO
A Exposição de Piscicultura do Vale do Jamari tem o objetivo de fomentar o pescado em Rondônia e organizar a cadeia produtiva. A estratégia do governo é focalizar o planejamento e a organização para que o setor seja transformado numa atividade ainda mais lucrativa para o produtor rural.
Durante quatro dias (de 4 a 7), os produtores rurais têm acesso ao crédito, às tecnologias de ponta, aos conhecimentos técnicos avançados e à troca de informações em busca de uma produção com qualidade.
Além da exposição de máquinas e implementos agrícolas, há também ações voltadas à cultura e gastronomia, bem como, palestras, rodadas de negócios, miniagências bancárias e atendimentos médicos e do Tudo Aqui com a emissão de documentos.
PROGRAMAÇÃO
Sábado
8h às 22h
Exposição de Produtos e Equipamentos
8h30 às 9h30
Palestra:
Casos de sucesso de Redes e Centrais de Negócios.
9h30 às 11h
Palestra: Alimentação e nutrição de peixes nativos amazônicos. – Thiago Ushizima /Nutrizon
11h às 12h30
Palestra:
Homeopatia no tratamento das enfermidades de peixes.
Palestrante – André Vinícius Oliveira – Médico veterinário Arenales
12h30 às 14h
Intervalo para o almoço: disponível para consumo na Praça de Alimentação.
14h às 15h
Palestra
Bolsa de Mercadorias: Leilões agrícolas, leilões da Conab, licitação pública – Roberto Trussadi
15h às 17h
Leilão virtual de peixes/Aquamercantil
Rodada de Negócios
19h às 20h
Entregas de Lembranças – Comitiva Organizadora
17h às 20h
Cozinha Show – Mesa Brasil – Margarida Alves (Sesi/Senai)
Domingo
9h
Culto Ecumênico
11h
Solenidade de encerramento com churrasco de tambaqui
Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom – Governo de Rondônia