O 2º Festival Peixes da Amazônia vem movimentando o feriado na capital de Rondônia. Realizado na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho, o evento se consolidou como um dos principais encontros culturais e científicos voltados à piscicultura na região. Com entrada gratuita, das 16h às 21h, o festival recebe visitantes de todas as idades, oferecendo uma imersão nos sabores, saberes e belezas naturais do Rio Madeira.

Idealizadora do festival e CEO da INTERFRAZÃO, Ivan Frazão destaca o papel do evento na valorização da cultura amazônica. “Pensamos em cada detalhe para que o festival fosse acessível e acolhedor. A entrada é gratuita justamente para permitir que toda a comunidade tenha a oportunidade de conhecer mais sobre os nossos peixes, nossa gastronomia e nossa cultura. É uma festa para toda a família, com muita informação e sabor”, afirmou.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto diversas espécies de peixes amazônicos, que estão expostas em grandes aquários, além de degustar pratos regionais preparados com excelência por chefs locais. A gastronomia é um dos grandes destaques do evento, com opções variadas que exaltam os sabores dos peixes do Madeira.

João de Lima, que visitou o festival com esposa e filhos, elogiou a organização e a importância do evento para a cidade. “Trouxe a família toda pra conhecer. É um festival de grande relevância pra nossa capital, e está tudo muito bonito. A estrutura está ótima, os pratos são deliciosos e ainda tem música e artesanato. Um programa completo”, comentou.

Além da exposição e da culinária, o festival conta com atrações culturais diárias, apresentações musicais, feira de artesanato e espaço voltado ao turismo rural. Estação de hidratação foi instalada pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), garantindo conforto ao público. O bebedouro moderno e funcional está disponível no setor gastronômico do evento.
Neste sábado (19), a programação inclui duas palestras importantes. Às 18h, o médico veterinário Matheus Bruno Freire da Silva da Semagric, abordará a Inspeção sanitária de pescado, e às 19h30 a professora e doutora da UNIR, Jucilene Braitebach Cavali, falará sobre cortes de pescado: qual a melhor escolha para a saúde?
Com apoio da Casa de Cultura Ivan Marrocos e da FUNCER, o festival segue até o dia 21 de abril, promovendo a integração entre cultura, ciência e sustentabilidade, reforçando o potencial econômico e cultural dos recursos naturais da Amazônia.
Serviço: 2º Festival Peixes da Amazônia
Data: 16 a 21 de abril de 2025
Local: Casa de Cultura Ivan Marrocos – Porto Velho (RO)
Horário: A partir das 16h
Idealização e execução: INTERFRAZÃO e Instituto Vamos Fazer
Realização: Lei Paulo Gustavo, Sejucel Rondônia
Patrocínio: Jirau Energia, SEDEC
Parcerias: FUNCER e Casa da Cultura Ivan Marrocos
Participações: Recanto Veredas, Ecolazer Resort Flutuante, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fulor de Kjú, Dydyo, Águas Kaiary, Confeitaria Doce Sabor, Rei do Pirarucu, Casa da Farinha, Peixaria Deus Proverá, Micarla Doces e Festas, Ita Alves Buffet, Tacacaria Cultural, UNIR, FIMCA, Unama, Faculdade São Lucas, MAPA, Faperon, Semagric, Biofisher, Rey do Peixe, Fazenda Juliana, Licitare Advocacia e outros parceiros.