Rosilda Nobre, produtora rural da Linha Progresso- setor chacareiro de Porto Velho- chegou cedo para montar sua barraca em frente ao prédio da secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric). Ela é uma das dezenas de produtores que participam da Feira “Sabores e Saberes” que acontece duas vezes ao mês, uma iniciativa da Semagric para incentivar a produção da agricultura familiar.
Ela trouxe para a feira banana, e polpas devidamente embaladas de caju, cupuaçu, cajá, acerola, goiaba e manga. “Essa feira é mais uma oportunidade para que a população conheça os meus produtos e assim possa aumentar minhas vendas. E todas as vezes que participo tenho um bom retorno, por isso só tenho a agradecer à equipe da Semagric que tem olhado para o pequeno produtor com maior atenção e dando o devido incentivo”, disse ela.
Dona Claudete Andrade, também produtora da Linha Progresso, participa da Feira desde a criação- em 2015- e também chega cedinho para organizar seus produtos. “Desde criança eu trabalho na agricultura. Herdei o ofício de meus pais e hoje eu e meus filhos também vivemos do que produzimos em nossa terrinha. Tudo sem agrotóxico, saudável e com muito amor. Adoro o que eu faço. Eu vendia inicialmente para meus vizinhos. Depois que a Semagric montou a Feira do bairro Ulisses Guimarães que é próximo da minha propriedade, eu passei a expor meus produtos lá aos domingos e isso ampliou minhas vendas e toda nova oportunidade que aparece eu acredito e encaro. Como a Feira de Sabores que acontece duas sextas-feiras por mês”, disse contente a produtora.
Da sua propriedade ela trouxe para expor e comercializar diversas hortaliças como alface, rúcula, couve e cheiro verde, e ainda pimentas variadas. Já Antônia da Silva expôs o trabalho que realiza com o frango caipira. “Vendo ele abatido, limpo e embalado, pronto para temperar e jogar na panela de pressão para aquele almoço tradicional e delicioso” comenta feliz a produtora.
Quem trabalha com a venda da “goma” da tapioca também aproveita para ganhar um extra durante a Feira fazendo a tradicional tapioca recheada. Quem veio comprar verduras não resistiu ao cheiro. “É uma delicia. Adoro o sabor da tapioca e recheada com queijo e presunto fica ainda mais saboroso”, disse Antônio Ribeiro.
Além dos produtores da Linha Progresso, também participaram da Feira de Sabores, produtores do P.A Rio Madeira. Além de fomentar a produção e agregar valor aos produtos dos pequenos produtores de Porto Velho, a Semagric dá outros incentivos à agricultura familiar. “São várias as ações desenvolvidas em apoio ao pequeno agricultor como recuperação de áreas degradadas, melhoria e manutenção de vicinais e mais recentemente, passamos a trabalhar com o sistema de horta agroecológica para garantir alimentos saudáveis e de qualidade na mesa do consumidor”, disse o secretário.
Texto e fotos: Assessoria Semagric