Produtos de qualidade e preços acessíveis. Isso o consumidor encontra todas as quinta-feiras e sábados, durante a Feira Livre da Agricultura Familiar de Candeias do Jamari. Há cerca de 9 meses funcionando, a feira é realizada em um ambiente amplo, e bem localizado no centro da cidade. Ali, as tendas são montadas e os 112 feirantes credenciados vendem de tudo um pouco, são mais de 100 itens que os clientes podem encontrar na feira, os mais procurados são verduras, legumes, frutas, pães caseiros, pamonhas, peixe, queijo, geleias, ovos, biscoitos e mel. Além disso, o local também comercializa artesanatos como tapetes, toalhas de louças, potes e outros mimos feitos com muito cuidado.
Para um dos organizadores da feirante Felisbino João Santana a estrutura do local melhorou muito “Antigamente não tinha essas tendas, a gente montava de qualquer jeito, hoje esta organizado, estamos aguardando um recurso que segundo os vereadores já esta na conta, para melhorar ainda mais a nossa feira, vamos esperar” Concluiu.
A esposa de Felisbino dona Valena Rodrigues diz que antes sentia vergonha em dizer que era feirante, mais hoje a situação é bem diferente ” eu tenho uma filha formada em Administração de Empresa, e a outra cursando Biomedicina, todo o dinheiro tirado da agricultura. A gente é mesmo feliz, antes eu tinha vergonha de falar, mais agora não, me sinto orgulhosa” disse dona Valena bastante emocionada.
A feira tem o objetivo fomentar negócios e gerar benefícios para os agricultores familiares, por meio de promoção, divulgação e comercialização, é o caso do piscicultor Edmilson Carvalho, que tem 28 tanques de peixes na sua propriedade, e além de abastecer os supermercados da região , ele também vende o pescado fresquinho na feira ” tenho um lucro de 40{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da} a 50{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da} de tudo o que eu vendo, a feira esta crescendo e a tendência é aumentar a produção” disse ele.
Muitos são ex ribeirinhos, é o caso de dona Cleide Passos, que sustenta toda a família do que planta na sua propriedade” Nós aqui trabalhamos em grupo, tivemos o apoio da Emater para plantar. Eu apanhei muito para aprender a trabalhar com a terra, na minha casa estragava o que eu plantava, e hoje não, vendo aqui tudo o que eu trago, garantindo assim uma alimentação mais saudável na mesa de quem compra” diz ela com orgulho.
A expectativa dos feirantes é que nos próximos dias seja instalada uma iluminação adequada no local, além de banheiros químicos , já que a feira se tornou um programa de família, que além de comprar produtos fresquinhos e de excelente qualidade aproveita as compras para passear e reencontrar os amigos.
Por: Rondorural.com.br
Fotos: Jean Carla