A abundância de leite da vaca Espadinha, que tem como proprietário o senhor Edmilson da Costa foi destaque durante os 4 dias do torneio leiteiro da 1ª Exposição Agropecuária de Candeias do Jamari. O torneio teve a participação de 12 vacas vindas de regiões próximas ao município, elas receberam alimentação, zelo, estadia e outros mimos, para participarem da competição.
A disputa foi bastante acirrada, a cada ordenha os números mostravam que não seria fácil vencer o torneio, durante a pesagem do leite a média por tiragem só aumentava.
No final dos 3 dias de ordenha à vaca Espadinha foi a grande campeã do Torneio Leiteiro. A fêmea produziu uma média de 14.225 quilos de leite por dia e acumulou 56.225 quilos de leite. Edmilson da Costa comemora e esbanja orgulho da vaca campeã. “Fico muito feliz porque trato esse animal com muito carinho, sabia do potencial dela, na minha fazenda ela é meu xodó, e agora a minha campeã, o segredo é o trato. E o negócio é ter pouca vaca e muito leite” diz orgulhoso.
Para o médico veterinário da Emater-RO, unidade de Candeias do Jamari, Anito Funez Júnior, o torneio veio mostrar a potencialidade da região dentro da cadeia leiteira do estado, “fico feliz e muito emocionado com o resultado do torneio, pra se ter uma ideia, uma vaca aqui do no município produzia uma média diária de 12 quilos diários, hoje, essa média de produção vêm aumentando, isso mostra uma melhora na genética dos animais, e estamos de igual para igual com muitas regiões do estado na produção do leite” destacou Funez.
Resultado final:
1ª lugar- Espadinha- raça girolanda- 56.225 kilos de leite.
2º lugar- Camponeza- raça girolanda- 52.810 kilos de leite.
3º lugar- Gabiroba- raça girolanda- 49.690 kilos de leite.
Por rondorural.com.br