O deputado Lazinho da Fetagro (PT) cobrou da Embrapa o funcionamento do laboratório para análise de qualidade de leite.
Ele explicou que, devido a um acordo, o governo do Estado construiu o prédio e comprou os equipamentos, mas mesmo assim a Embrapa está protelando a entrada em operação do laboratório.
De acordo com Lazinho, a alegação é a de que faltam recursos para que o laboratório comece a funcionar. “Acontece que o acordo com o governo do Estado precisa ser cumprido, porque os pequenos produtores de leite não podem ficar na dependência da Embrapa”, argumentou.
Ele citou que este será o segundo laboratório a funcionar na Região Norte. O único existente hoje está em Belém (PA), para onde o leite produzido em Rondônia precisa ser levado para análise, encarecendo o processo.
Lazinho da Fetagro adiantou que o exame detalhado é necessário para verificar a qualidade do leite e sua classificação, que depende, por exemplo, do índice de gordura. “Isso influencia diretamente no preço pago ao produtor, que precisa desse serviço”, acrescentou.
O parlamentar esclareceu que os agricultores familiares tanto reivindicaram que conseguiram que em seu primeiro governo Confúcio Moura (PMDB) construísse um prédio nas instalações da Embrapa, em Porto Velho, e equipasse o laboratório.
Lazinho participou ativamente dessas reivindicações através da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro). Ele adiantou que a insatisfação entre os pequenos produtores com a Embrapa é geral.
“Imaginem o absurdo. Tanta mobilização para formalizar um acordo, o governo do Estado constrói um prédio e compra equipamentos e depois o laboratório não funciona porque a Embrapa está protelando. Milhares de famílias dependem dessa estrutura para gastar menos e melhorar a renda”, destacou o deputado.
ALE/RO – DECOM – [Eranildo Costa Luna]
Foto: Marisvaldo José