A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), designou três de seus empregados para participar do curso de capacitação e, Metodologia de Assistência Técnica Coletiva (MATC).
O treinamento aconteceu, na cidade de Manhuaçu-MG. A prática pode fazer parte das ações da Emater junto aos produtores rurais rondonienses.
O atual modelo adotado pela assistência técnica em Rondônia e em grande parte do Brasil é a assistência individualizada. A vantagem desse modelo é a de ser um serviço personalizado, entretanto, além do alto custo, dificulta o acesso à totalidade dos produtores rurais. Com a MATC, o número de produtores atendidos poderá ser bem maior, mantendo-se o quadro técnico e a um custo que pode até ser similar ao já investido.
A Metodologia de Assistência Técnica Coletiva, técnica utilizada pela Fundação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil, já vem sendo replicada em Minas Gerais para mais de 5.000 famílias de agricultores familiares, produtores de café. “A assistência técnica coletiva visa atender os produtores em grupos de modo eficiente com sustentabilidade, instigando os produtores ao trabalho em grupo”, explica o gerente técnico da Emater-RO, Janderson Dalazen, um dos participantes do treinamento, acompanhado dos extensionistas Francis Raphael, responsável técnico da área vegetal, e Denise Vaz, coordenadora da Chamada do Café.
Janderson explica ainda que a participação da Emater-RO foi viabilizada pela parceria existente com o Programa Café Sustentável e custeada pela Fundação Neumann.
“Além da Emater-RO, diversas entidades de reconhecimento nacional como: Nestlé, Senar, Incaper-ES, Sebrae e Cooperativa Cooxupe também estão participando”, diz o gerente, salientando que Rondônia poderá ser um dos próximos estados do Brasil a iniciar a utilização da Metodologia.
Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
EMATER-RO