A laranja é uma fruta cheia de benefícios para a saúde, versátil e consumida no mundo inteiro. Com ela, você consegue preparar sucos, geleias, bolos, molhos e muitas outras receitas. Por ser tão popular, ela costuma ter um ótimo custo-benefício, motivo pelo qual os brasileiros adoram essa fruta cítrica.
No entanto, nos últimos meses estamos vivenciando uma alta bem grande no preço das laranjas, seja in natura ou em sucos industrializados. Isso vem acontecendo por causa da safra menor que o esperado para o período, em decorrência de mudanças climáticas e de uma doença bacteriana.
Por que a laranja está cara?
Embora seja comum que o preço da laranja suba nos meses de inverno, a safra atual é a menor em 36 anos, com apenas 232 milhões de caixas, segundo dados do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). Isso representa uma queda de 24% em relação à última colheita de laranjas.
O calor extremo em diversas regiões do mundo combinado com a falta de chuva nas plantações já diminui a qualidade das frutas nos pomares. Para piorar toda a situação, os pomares brasileiros de laranja estão passando por uma crise sanitária: o Greening, uma doença letal causada por uma pequena bactéria hospedada em insetos e que não tem cura.
Quando uma árvore é contaminada pelo Greening, ela deve ser cortada e descartada imediatamente para não contaminar o solo ou outras árvores. Atualmente, estima-se que 56% das plantações de laranja do Brasil estejam contaminadas, cerca de 77 milhões de pés da fruta.
Todos esses problemas refletem diretamente no preço da fruta, que aumenta não só para o consumidor final, como também para a indústria.
O suco de laranja vai sumir dos mercados?
Por causa da alta no preço da laranja e a safra pequena, ouve-se falar que os sucos de laranja vão sumir das prateleiras dos mercados, ou encarecer tanto que ficará inviável de comprar. Segundo dados da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), os estoques de suco de laranja estão zerados. Porém, na prática, a teoria é outra. Os estoques zerados não significam que os sucos de laranja vão sumir dos mercados. Acontece que a Associação necessita ter um número mínimo de suco armazenado fora do período de colheita, sendo suficiente para durar cerca de 4 meses. Contudo, o estoque atual está abaixo disso, o que tecnicamente significa um estoque zerado.
Para se ter uma ideia, os dados divulgados pela CitursBR em março deste ano mostraram que o volume de sucos está menor que 464 mil toneladas, o segundo pior já registrado.
Laranja e suco de laranja estão muito caros, o que fazer?
Embora não tenha um risco da laranja sumir dos mercados, por enquanto, o alto preço pode afastar diversos consumidores, que não estão dispostos a comprometer o orçamento do mês com a fruta. Nesses casos, é muito possível substituir a laranja na alimentação, fazendo uso de outras frutas, legumes e verduras que ofereçam uma carga nutricional parecida, como a cenoura, a tangerina, a beterraba e a couve.