A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou o texto que regulamenta a operação de drones para fins comerciais no Brasil. A decisão era muito aguardada por todo o mercado e apresenta as normas e os procedimentos que garantem a segurança para a operação desses veículos aéreos. De acordo com empresários do setor, a regulamentação terá grande impacto no crescimento sustentável do mercado de drones.
Drones na agricultura
Para Ramiro Brasil, sócio-diretor da FT Sistemas, empresa especializada em Veículos aéreos não tripulados (Vants) que presta serviço para produtores rurais, será necessário avaliar como o mercado vai responder a esse novo cenário para entender os impactos da regulamentação no agronegócio.
Mas, a expectativa é que os negócios sejam potencializados a partir da regulamentação. “É um marco importante porque dá segurança jurídica para as empresas trabalharem e certamente vai impulsionar o mercado. A regulamentação organiza o setor e atende uma demanda que estava reprimida”, diz.
Ainda segundo o diretor, para o agronegócio, as novas normas serão um importante instrumento na tomada de decisão, principalmente para os produtores que estavam preocupadas com as regras que cercam a tecnologia. “O cliente vai ter a segurança de contratar serviços ou comprar produtos que estejam adequados à legislação e dê segurança para eles.”
De acordo com organizadores da DroneShow, feira especializada nesse setor, o mercado de drones deve dobrar nos próximos três anos e gerar mais empregos diretos e indiretos. “Hoje temos um divisor de águas no mercado de drones. A falta da regulamentação impedia grandes investimentos e muitos empreendedores ficavam receosos em relação ao futuro do mercado”, explica Emerson Granemann, idealizador da feira DroneShow. “Embora o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) já tivesse um conjunto de normas e procedimentos, a regulamentação da ANAC era necessária para tornar o mercado mais estável para as mais de 700 empresas brasileiras que já atuam no setor”, explica Emerson Granemann, idealizador da feira DroneShow.
Regulamentação em debate
O tema será destaque no painel de abertura da DroneShow Latin América, principal feira de drones do País, que acontece de 09 a 11 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Representantes da ANAC e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) estarão à disposição durante os três dias do evento para esclarecer dúvidas e, principalmente, explicar o passo a passo para que toda a cadeia produtiva entenda trâmites necessários para legalizar 100{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da} as operações.
Por Naiara Araújo (naiara@sfarming.com.br)