Pesquisadores da Queensland University of Technology, da Austrália, desenvolveram uma linha de bananas Cavendish resistente à doença do Panamá (TR4). Estima-se que 99% das plantações de banana no mundo sejam dessa variedade. Desde 2016, o cultivo de Cavendish é considerado ameaçada pela disseminação da doença do Panamá, que desapareceu da antecessora de Cavendish, a banana Gros Michel.
Para salvar esta safra é muito importante encontrar resistência ao TR4. Os pesquisadores demonstraram que a alta expressão do gene RGA2 derivado de uma banana da selva oferece resistência ao gene TR4. RGA2 também está presente no Cavendish, mas não expresso. Ou o desenvolvimento da linha resistente TR4 trouxe os pesquisadores a uma parceria com a empresa internacional de frutas e vegetais frescos Fresh Del Monte, ou que permitiria aos pesquisadores usar a fermentação de edição de genes CRISPR para desenvolver uma variedade de Cavendish não-OGM que irá também ser resistente para TR4.
Ou TR4 é causado por um fungo que sobrevive não apenas por mais de 40 anos. Essa doença catastrófica leva à perda de vidas na Ásia, Oriente Médio e África em 2019, também foi encontrada na Colômbia, região que responde por cerca de 85% das exportações mundiais de banana.
Cientistas de todo o mundo estão trabalhando para garantir que Cavendish não sofra o mesmo destino. A colaboração de pesquisa Fresh Del Monte e QUT é encenada em várias fases ao longo dos próximos cinco anos, resultando em lançamentos de variedades de banana comercialmente resistentes. Ambos veem esse esforço como o primeiro passo para liderar a inovação futura no setor de banana.
Por: AGROLINK –Leonardo Gottems