Não basta dar o peixe ou a vara. Também não basta ensinar a pescar. É preciso muita força de vontade e espírito de empreendedor, e é isso que não falta para o Agricultor, ou seria piscicultor Péricles Luís dos Santos, morador da comunidade de terra santa em Porto Velho.
A pouco mais de três anos, a vida desse policial por profissão começou a mudar e claro para melhor. Depois de conseguir dois tanques de peixes através da Semagric, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho e começar a criar peixes para venda, ele resolveu aumentar o seu negocio, hoje na propriedade são cerca de 9 tanques onde cria espécies como tambaqui, Piau, Jatuarana e Pirarucu. “Decide aumentar a minha produção porque na primeira despesca senti, que a venda de pescado, era uma grande oportunidade de renda, tirei daqui mais de 5 mil quilos de peixes na primeira despesca que fiz a cerca de um ano, tive lucro com isso então resolvi investir um pouco mais” comemora Péricles.
Hoje ele tem mais de 3.800 peixes que são alimentados duas vezes por dia com uma ração especial para dar maior qualidade na sua produção, a previsão é que até o final do ano seja feita a segunda despesca. “No final do ano quero dobra a quantidade de peixes vendidos aqui, pode ter certeza” enfatizou o Piscicultor.
Além de Péricles, a comunidade conta ainda com mais 15 produtores, que como ele resolveram apostar nos tanques de peixes, já que o local tem água em abundância e de ótima qualidade, mais falta ainda, segundo eles, uma assistência técnica mais efetiva no local, já que todos precisam de obter mais conhecimento da forma correta da criação de peixes.
Por: Rondorural.com.br
Foto: Jean Carla Costa