InícioÚltimas notíciasCrédito Fundiário em Candeias do Jamari

Crédito Fundiário em Candeias do Jamari

Agricultores do município de Candeias do Jamari são beneficiados com três grandes ações do governo, que entrega os documentos das terras adquiridas por 157 famílias que tiveram a felicidade de comprar seus lotes de terras rurais, através do programa oficial conhecido como Crédito Fundiário, e saem da condição de sem terras para a de proprietários rurais.

 

E tem ainda nesta quinta, a inauguração de uma agroindústria familiar, participante do Programa Estadual de Verticalização da produção (Prove),  no assentamento Paraíso das Acácias  e o lançamento da pedra fundamental da Escola Casa Familiar Rural Zilda Arns no assentamento Flor do Amazonas.

Logo no inicio da tarde, um grupo de autoridades lideradas pelo governador Confúcio Moura e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias visitam as comunidades do assentamento Paraíso das Acácias onde inauguram uma agroindústria de polpas de frutas, na propriedade do agricultor Sandoval Cordeiro de Souza.

A agroindústria deverá beneficiar cerca de 500 famílias que poderão fornecer as frutas para funcionamento da indústria, garantindo uma renda extra com o aproveitamento das frutas que muitas vezes se perdiam nos pomares. A capacidade instalada da indústria é para produção de 50 toneladas de polpas por mês.

Depois da inauguração a comitiva de autoridades segue para o assentamento Flor do Amazonas, para o lançamento da pedra fundamental da Escola Casa Familiar Rural, que será construída pelo programa de compensações sociais das usinas hidroelétricas do Madeira.

Para encerrar a maratona oficial, o governador e ministro entregam 157 documentos de terras para agricultores de quatro associações rurais, que compraram seus lotes de terras financiados pelo Programa Crédito Fundiário do MDA, que é operacionalizado em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e com assistência técnica da Emater-RO.

O volume de recursos destinado a compra de terras é de 8.836.575 reais, acrescidos de 477 mil para custas cartoriais, e mais 3.702.638 reais para implantação de infra-estrutura básica. Além desses valores que já fazem parte do contrato de financiamento do Crédito Fundiário, agricultores terão disponibilizados  4.788.500 reais para financiar suas moradias através do Programa Nacional de Habitação Rural. 

 O novo assentamento fica na antiga fazenda Rancho Alegre e tem uma área total de 1577 hectares, cada agricultor assentado disporá de um lote de terras com um pouco mais de 10 hectares, e juntamente com os documentos da terra o governo entrega 180 toneladas de calcário para os agricultores e anuncia a abertura de 15 km de estradas e a recuperação de mais oito quilômetros, tudo para promover e garantir o escoamento da produção dos novos assentados.

Texto: Enoque de Oliveira

Fotos: Irene Mende

- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img

Mais lidas