InícioDestaquesCrea-RO e alunos da Faculdade São Lucas realizam visita técnica para discutir...

Crea-RO e alunos da Faculdade São Lucas realizam visita técnica para discutir propostas de revitalização na Avenida 7 de Setembro

O coordenador do Programa de Engenharia Pública do Crea-RO, engenheiro Rodrigo Sanches, acompanhou uma visita técnica à Avenida 7 de Setembro, em Porto Velho, com o intuito de debater propostas para a revitalização da área. A ação contou também com a participação de estudantes da instituição São Lucas e faz parte dos esforços para identificar desafios locais e criar soluções urbanísticas que contribuam para melhorias na infraestrutura e acessibilidade da região.

O Programa de Engenharia Pública tem como objetivo oferecer benefícios à sociedade por meio de projetos e serviços relacionados à Engenharia, com impacto direto no bem-estar da comunidade. Segundo Rodrigo Sanches, a visita é essencial para levantar dados técnicos e orientar propostas que atendam às demandas da população.

Rodrigo explicou que a pesquisa foi conduzida de maneira técnica, com medições, questionários e estudos de campo. Participaram da iniciativa moradores, trabalhadores, comerciantes com mais de 20 anos de experiência na região e frequentadores, permitindo uma visão ampla das necessidades e desafios enfrentados diariamente pela população local.

“A ideia é entender todas as perspectivas envolvidas no espaço. Já fizemos laudos, relatório fotográfico e até planta baixa do local. Um dos principais problemas identificados é a questão da acessibilidade. As pessoas têm dificuldade para se locomover, além da questão do trânsito e das altas temperaturas,” destacou Rodrigo.

Nesta quarta-feira, dia 11, o grupo se reuniu com a Secretaria de Estado de obras e Serviços Públicos – SEOSP para discutir as informações coletadas. Na ocasião, o arquiteto urbanista, Francisco Sanches Mendonça Junior, com expertise na análise de viabilidade e funcionalidade de projetos foi designado para contribuir com o grupo e orientar os estudantes em relação às propostas para a área.

Além das análises locais, o estudo contou com uma pesquisa comparativa inspirada em experiências bem-sucedidas de revitalização em outras cidades, como São Paulo e Gramado, onde ruas apresentaram soluções urbanísticas inovadoras e funcionais. A ideia é trazer esses modelos para a realidade local, adaptando-os às necessidades da Avenida 7 de Setembro.

“Agora estamos na fase de modelagem do projeto e na definição de materiais. Até o final do mês, esperamos ter uma proposta robusta para apresentar à atual gestão municipal, buscando apoio para que possamos avançar com o projeto no setor público,” concluiu Rodrigo Sanches.

O trabalho conjunto entre estudantes e profissionais sinaliza uma oportunidade para revitalizar a área com foco na acessibilidade, conforto e planejamento urbano sustentável. A expectativa é que a proposta final apresente alternativas viáveis para enfrentar os desafios estruturais da Avenida 7 de Setembro.

O que é Engenharia Pública?

Embora ainda não exista uma definição oficial para Engenharia Pública, o conceito engloba ações de profissionais, empresas públicas e privadas, entidades de classe, sindicatos e CREAs que, em colaboração com o Poder Público, promovem políticas públicas visando facilitar o acesso de populações em situação de vulnerabilidade a serviços essenciais. Trata-se de uma abordagem colaborativa que busca integrar conhecimento técnico, investimentos e iniciativas sociais para transformar realidades urbanas e melhorar a qualidade de vida da população.

Com ações como essa visita técnica, o Programa de Engenharia Pública busca fortalecer a parceria entre diferentes atores sociais e desenvolver propostas inovadoras para desafios urbanos.

- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img

Mais lidas