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Compras públicas de alimentos podem movimentar até R$ 7 bilhões

A partir de 2016 as compras públicas da agricultura familiar podem movimentar entre R$ 6 e 7 bilhões por ano, considerando-se o potencial de União, estados e municípios.

Pouco menos disso – R$ 5,8 bilhões – é o que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal já comprou dos pequenos produtores em 12 anos de existência, considerando apenas recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Isso será possível graças ao Plano Safra da Agricultura Familiar, que tornou obrigatório o percentual mínimo de 30{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da} provenientes da agricultura familiar nas compras de alimentos de todos os órgãos da União a partir de 2016. Considerando-se o universo geral das compras governamentais, o que inclui todo tipo de material de insumo, esse montante chega a R$ 600 bilhões por ano. 

 
Para explicar como acessar esse mercado aos pequenos empreendedores, especialmente os rurais, a coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS, Hétel Leepkaln dos Santos, participa do próximo Papo de Negócios, bate-papo virtual promovido pelo Sebrae, nesta segunda-feira (05), das 15h às 15h30. Com o tema “Venda mais para o governo”, esta é a terceira edição de uma série de cinco com temas ligados ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, lançado para valorizar as micro e pequenas empresas e fortalecer a economia.
 
A estimativa do MDS é que, com o Plano Safra, esse mercado passe a vender aproximadamente R$ 1,3 bilhão por ano. Mesma quantia já movimentada pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar, o que resultará em R$ 2,6 bilhões anuais comprados em alimentos da agricultura familiar somente por órgãos da União a partir do ano que vem. Somando-se estados e municípios, o MDS calcula que esse montante chegue a R$ 7 bilhões disponíveis em compras públicas aos pequenos agricultores no Brasil anualmente.
 
Hetel vai explicar como funcionam as compras governamentais e, em especial, as Compras Institucionais do PAA, iniciativa que permite, desde 2012, o comércio direto entre agricultores e órgãos públicos da administração direta e indireta de União, estados e municípios. Essas compras são realizadas por meio de chamadas públicas, com recursos financeiros próprios e sem processo licitatório.
 
“Vamos mostrar o potencial desse mercado e explicar aos órgãos governamentais que, ao adquirir os produtos, eles têm a garantia de alimentos mais frescos e de melhor qualidade”, explica Hetel. Os alimentos podem abastecer os equipamentos públicos como  hospitais, restaurantes universitários, presídios, quartéis e outras demandas de Marinha, Exército e Aeronáutica. Para aderir a essa modalidade, os trabalhadores rurais precisam garantir qualidade e capacidade de produção. Nos últimos três anos, 70 cooperativas da agricultura familiar negociaram aproximadamente R$ 100  milhões nessa nova modalidade de compra institucional.
 
Papo de Negócios
 
É uma mesa redonda virtual promovida pelo Sebrae, onde os convidados respondem a questões propostas pelo público ao vivo, via hangout, das 15h às 15h30. Qualquer pessoa pode participar, sem necessidade de inscrição. Para assistir à palestra, basta ter uma conta no Youtube e, para participar do chat, é preciso estar conectado a uma conta do gmail. Para se conectar, basta acessar o link disponível no site www.sebraemercados.com.br.
 
Até 7 de outubro todos os ‘Papo de Negócios’ terão temas ligados ao Movimento Compre do Pequeno Negócio. Os próximos são ‘Estratégias de vendas em tempos de crise’ (06); e ‘O MEI agora é tratado como consumidor’ (07). O primeiro, “Como os meios eletrônicos de pagamento podem ajudar as pequenas empresas a vender mais”, aconteceu na terça (29.09); o segundo, “Como vender para a ONU: oportunidades para os pequenos negócios”, na quinta (01.10).
 
Compre do Pequeno
 
Lançado em 5 de agosto em todo o país, o Movimento é uma ação inédita para estimular a sociedade a valorizar produtos e serviços das micro e pequenas empresas. A iniciativa é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.
 
Na semana de 21 a 26 de setembro aconteceu a Semana de Capacitação Empresarial: em todos os estados brasileiros foram oferecidos oficinas, palestras, seminários e cursos para preparar o empresário para o 5 de outubro, data oficial do Movimento, que também é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Os pequenos negócios são mais de 95{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da} do total das empresas brasileiras, respondem por 27{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da} do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da} dos empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas.
 
Serviço
 
Papo de Negócios: Venda mais para o governo
 
Segunda-feira – 05 de outubro
 
Das 15h às 15h30
 
Para acompanhar ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=s_xkzbzVQ_k.
 
Para interagir com o entrevistado por meio de chat, o internauta deverá ter conta no gmail.
Agência Sebrae de Notícias

Fonte: http://cooperativismo.org.br

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