Cerca de 300 mil mudas de café clonal estão sendo distribuídas de forma gratuita para agricultores de Rondônia, que foram cadastrados pelas regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Durante a solenidade de entrega de parte das mudas para os agricultores da região de Rolim de Moura, o secretario de agricultura do estado Evandro Padovani, destacou a importância dessa doação para os produtores, que além de estarem recebendo uma muda de excelente qualidade, eles terão ainda uma nova fonte de renda na propriedade. “Hoje podemos utilizar uma pequena área para plantarmos diversas cultivares, o café, por exemplo, que estamos distribuindo aqui é de uma excelente qualidade, o que dará ao produtor uma boa rentabilidade, daqui dois anos poderemos estar colhendo os primeiros resultados”. Destacou Padovani.
Ainda de acordo com Padovani, a meta do governo do estado para os próximos anos é de colher cerca de 4 milhões de sacas/ano, se tornando assim um dos principais estados do País na produção do café de qualidade. “Além da doação dessas mudas a secretaria também através dos técnicos da Emater estará dando suporte para que os produtores possam ter um bom rendimento, basta eles seguirem realmente as instruções que serão repassadas pelos profissionais, que tudo vai dar certo, vamos aumentar a produção por hectare plantado, e a previsão é chegar aos 4 milhões de sacas/ano”, disse o secretario.
Durante o evento, o secretario destacou também que o governo do estado, investiu mais de R$ 11 milhões de reais para a compra de 52 mil toneladas de calcário, que foram distribuídas a custo zero para todos os municípios de Rondônia, ajudando assim, no fortalecimento do solo para os agricultores.
Na oportunidade o prefeito de Rolim de Moura Luiz Shock, disse que além da entrega das mudas, o município também ira se comprometer a entregar diversos equipamentos para o fomento de Agroindústrias, Associações e Cooperativas, com insumos e equipamentos que levarão maior desenvolvimento aos agricultores.
Manoel Benedito é um dos produtores de Alto Alegre que recebeu do governo cerca de 3 mil mudas clonais de café, ele pretende daqui a dois anos estar colhendo os primeiros lucros “vou cuidar com muito carinho da minha plantação, e quem sabe nos próximos anos aumentar a minha produção e o meu faturamento” disse o agricultor.
Em Rolim de Moura foram doadas 45 mil mudas o restante será encaminhado para outros 13 municípios para que seja feita a distribuição aos agricultores. Participaram do evento, prefeitos da região, técnicos da Emater, gerentes de instituições financeiras, presidentes de associações e cooperativas, além dos deputados estaduais Só na Bença e Cleiton Roque
Por: rondorural.com.br
Fotos: Eduardo Kopanakis