A fabricação de cachaça de forma artesanal vem crescendo nos últimos anos em todas as regiões no país graças à valorização do produto nos mercados regionais e internacional. Em Rondônia essa realidade não é diferente, em algumas propriedades rurais já existem pequenas agroindústrias que fabricam o produto, que é comercializado dentro e fora do estado.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC) a cachaça fabricada no Brasil é de origem industrial,e a maioria é de fabricação caseira. Dona Nezia de Jesus faz parte desses que fabrica a cachaça na propriedade dela, na linha 10 que fica no município de Cacoal interior de Rondônia.
A pouco mais de cinco anos, ela e o esposo resolveram fabricar cachaça como uma nova fonte de renda para a família, dona Nezia lembra que o inicio foi bastante difícil, “lembro muito bem como começamos, meu esposo sempre foi um bom apreciador de cachaça, um dia me chamou para fabricar o produto em casa, falei que não iria dar certo, mais ele insistiu, e logo na primeira remessa produzimos cerca de 100 litros, fiquei impressionada com a rapidez com que vendemos a cachaça, e a partir dai não paramos mais de fabricar” disse Nezia.
Hoje a produção da cachaça chega a mais de 10 mil litros e a expectativa é que até o final do ano, eles fabriquem cerca de 16 mil litros” hoje temos apenas o selo de inspeção municipal, queremos expandir e conseguir a autorização para vender no estado e fora dele, a meta nossa também é construir um alambique para facilitar o preparo e armazenamento da nossa cachaça que é a melhor do Brasil” brinca dona Nezia.
O produto fabricado em Cacoal, já vêm conquistando o paladar do público, já que a cachaça de alambique Lorenzo vêm sendo exposta nas principais feiras de agronegócio do estado.
Por: rondorural.com