Início Site Página 19

Vacina da Gripe 2025: quem pode tomar, riscos e benefícios explicados em guia completo

Foto: Divulgação/Semusa/RO

O Ministério da Saúde deu início, na segunda-feira (7), à campanha nacional de imunização contra a gripe, que se concentra em grupos mais vulneráveis.

Os grupos prioritários incluem crianças, gestantes e idosos acima de 60 anos, que têm direito à vacinação gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para aqueles que não estão dentro desses grupos, a imunização está disponível em clínicas particulares.

Nesta matéria, preparamos algumas das dúvidas mais frequentes sobre a vacinação contra a gripe.

Qual vacina contra a gripe está sendo oferecida pelo SUS?

A vacina disponibilizada pelo SUS é um imunizante trivalente, adaptado para as cepas que devem circular neste inverno: dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e uma do tipo B.

Qual é a diferença entre a vacina das clínicas particulares e a do SUS?

A principal diferença entre as vacinas é o público-alvo. Na rede pública, a vacinação é restrita aos grupos prioritários, enquanto nas clínicas particulares, a vacina é universal, permitindo que qualquer pessoa a receba, independentemente da idade ou condições de saúde. Além disso, a vacina da rede privada é quadrivalente, protegendo contra duas linhagens da influenza B.

Nas clínicas particulares, o preço da vacina varia entre R$ 100 e R$ 120.

A vacina contra a gripe protege contra o H1N1 e outras variantes?

Sim! A vacina de 2025 protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B, que são as variantes esperadas para o inverno deste ano.

Quais são os possíveis efeitos colaterais da vacina contra a gripe?

A vacina é considerada muito segura, e os efeitos colaterais mais comuns incluem:

  • Reação local
  • Dor
  • Febre
  • Mal-estar

Essas reações ocorrem em cerca de 20% das pessoas vacinadas.

‘Piratas dos rios’ do Amazonas usam drones para atacar balsas de combustível

Quadrilhas armadas, conhecidas como “Piratas dos rios“, que atuam nos rios do Amazonas estão utilizando drones para monitorar e atacar balsas que transportam combustíveis.

A denúncia foi feita pelo Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Estado do Amazonas (Sindarma), durante o fórum Segurança nas Operações Aquaviárias no Norte do Brasil, realizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), em Manaus.

Durante o painel ‘Ampliação da segurança nas vias hídricas do Norte’, representantes das secretarias de Segurança do Amazonas, Pará e Rondônia discutiram os desafios enfrentados no transporte fluvial.

O presidente do Sindarma, Galdino Alencar, revelou que criminosos passaram a usar aeronaves não tripuladas para espionar as embarcações em diferentes bacias hidrográficas.

Balsas de combustíveis são os focos dos criminosos. – Foto: Reprodução/ Sindarma.

Nos últimos meses estamos recebendo cada vez mais notificações das tripulações. Os piratas usam vários drones ao mesmo tempo para inspecionar as balsas, identificar as cargas e ameaçar os tripulantes, inclusive durante a noite”, afirmou Galdino.

Além da tecnologia, os criminosos utilizam armamento pesado e lanchas de alta velocidade, o que aumenta o risco das operações fluviais no estado.

Escoltas armadas e tiroteios constantes

Para tentar conter os ataques, transportadoras de combustível, com apoio das distribuidoras, adotaram escoltas armadas privadas.

A medida contribuiu para reduzir os assaltos bem-sucedidos, mas as investidas continuam frequentes.

As trocas de tiros são quase diárias. Agora, com o uso dos drones, a situação ficou ainda mais crítica”, ressaltou o presidente do Sindarma.

Entidades buscam medidas para combater quadrilhas. – Foto: Reprodução/ Sindarma.

Garimpo ilegal agrava insegurança nos rios

Outro ponto de preocupação é o avanço descontrolado do garimpo ilegal, principalmente no rio Madeira.

Segundo estimativas mencionadas por Galdino Alencar, há mais de 2 mil dragas em operação na região – muitas em situação irregular e até posicionadas no canal de navegação, o que representa um risco extra para a segurança das rotas fluviais.

Por fim, ele defendeu o aumento da presença das forças de segurança estaduais e federais nos rios amazônicos, além da urgente regulação das atividades garimpeiras.

Com informações da Assessoria / portald24@diarioam.com.br

 

Federação de Agricultura e Pecuaristas de Rondônia querem exportação via Porto público de Porto Velho

Na última terça-feira (2), o Sistema Faperon/Senar participou de uma reunião na Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), no Porto de Porto Velho, com o objetivo de fortalecer a exportação de pescado e viabilizar a exportação de carne bovina, gado vivo, via hidrovia do Rio Madeira. O encontro reuniu representantes do setor produtivo, logístico e governamental, destacando a necessidade de ampliação das estratégias de escoamento da produção agropecuária do estado.

A reunião contou com a participação de Cimara Gonzaga e Victor Rodrigues Andreoni, ambos representantes da FAPERON, reforçando o compromisso da entidade na busca por soluções para o fortalecimento da pecuária no estado.

O diretor-presidente da SOPH, Fernando Cesar, abriu a reunião destacando o potencial do porto na exportação de pescado congelado e os desafios para inserir a carne bovina no mercado internacional por meio da hidrovia. Os operadores portuários de movimentação de cargas nas diversas atividades fazem o alfandegamento direto na Receita Federal, para desenvolver suas atividades.

O encontro reuniu representantes do setor produtivo, logístico e governamental

Durante a reunião, Elisson dos S. Costa, responsável pela K.C.F. de Oliveira – operadora de logística da Sociedade de Portos –, apresentou a experiência recente de exportação de tambaqui congelado para o Peru, realizada a partir de Ariquemes (RO). Segundo ele, a operação durou cerca de 25 dias até o desembarque da carga em Iquitos, no Peru, mantendo a qualidade do produto. No entanto, desafios como a seca dos rios e restrições de navegação devido à neblina foram apontados como fatores que contribuíram significativamente para o tempo prolongado de transporte.

A exportação de carne bovina também foi amplamente debatida. Josué Giacometti, da Associação dos Pecuaristas de Rondônia, chamou atenção para o preço médio da arroba do boi gordo no estado, que tem sido 15% a 20% menor do que em outras regiões do país, como São Paulo e Mato Grosso. Jucilene Braintenbach, da Câmara Setorial da Carne, e Bruno Bueno, do Instituto da Carne Nobre (Ibracan), reforçaram a importância de reduzir os custos logísticos e incentivar a exportação de animais vivos.

Fernando Parente destacou que, para tornar a exportação de gado em pé uma realidade, seria necessário estabelecer um Estabelecimento Pré-Embarque (EPE) no Porto de Porto Velho, onde os animais passariam por quarentena e fiscalização sanitária. Ele sugeriu que o Governo de Rondônia pudesse ceder uma área para essa estrutura e indicou a necessidade de uma câmara de inspeção da Receita Federal para viabilizar o projeto.

Faperon/Senar reforça seu compromisso em impulsionar o setor agropecuário de Rondônia

PRÓXIMOS PASSOS

Para avançar na viabilização da exportação de carne bovina e gado em pé via Porto de Porto Velho, os participantes da reunião definiram uma série de ações estratégicas. A Câmara Setorial da Carne, o Instituto da Carne Nobre (Ibracan) e a FAPERON serão responsáveis por elaborar um levantamento detalhado sobre a pecuária do estado, reunindo dados sobre rebanho, produção e exportação.

Além disso, será desenvolvida uma proposta técnica e econômica para demonstrar a viabilidade da exportação pela Hidrovia do Madeira. O estudo servirá como subsídio para que o Governo de Rondônia avalie a possibilidade de destinar uma área para a criação de um Estabelecimento Pré-Embarque (EPE), estrutura essencial para a exportação de gado vivo.

Outro encaminhamento importante será a mobilização de pecuaristas para participarem de um projeto-piloto, em parceria com a Câmara Setorial da Carne e a Associação dos Pecuaristas de Rondônia. A iniciativa visa testar, na prática, o transporte de gado vivo pela hidrovia, avaliando custos e benefícios dessa alternativa logística. Com essas medidas, o Sistema Faperon/Senar reforça seu compromisso em impulsionar o setor agropecuário de Rondônia, ampliando mercados e fortalecendo a economia do estado.

Segundo o presidente do Sistema Faperon/SENAR-AR/Sindicatos rurais   Hélio Dias, as medidas e ações discutidas são pautas que os pecuaristas e piscicultores vem lutando pra impulsionar as exportações via hidrovia do Rio Madeira, reduzindo os custos com logísticas para mercados fortes como o asiático e oriente médio tanto em carne em cortes como gado vivo exportado, aumentando a competitividade na cadeia produtiva de Rondônia e renda aos nossos produtores.

Federação de Agricultura e Pecuaristas de Rondônia querem exportação via Porto público de Porto Velho

O encontro reuniu representantes do setor produtivo, logístico e governamental
O encontro reuniu representantes do setor produtivo, logístico e governamental

Na última terça-feira (2), o Sistema Faperon/Senar participou de uma reunião na Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), no Porto de Porto Velho, com o objetivo de fortalecer a exportação de pescado e viabilizar a exportação de carne bovina, gado vivo, via hidrovia do Rio Madeira. O encontro reuniu representantes do setor produtivo, logístico e governamental, destacando a necessidade de ampliação das estratégias de escoamento da produção agropecuária do estado.

A reunião contou com a participação de Cimara Gonzaga e Victor Rodrigues Andreoni, ambos representantes da FAPERON, reforçando o compromisso da entidade na busca por soluções para o fortalecimento da pecuária no estado.

O encontro destacou a necessidade de ampliação das estratégias de escoamento da produção agropecuária do estado
O encontro destacou a necessidade de ampliação das estratégias de escoamento da produção agropecuária do estado

O diretor-presidente da SOPH, Fernando Cesar, abriu a reunião destacando o potencial do porto na exportação de pescado congelado e os desafios para inserir a carne bovina no mercado internacional por meio da hidrovia. Os operadores portuários de movimentação de cargas nas diversas atividades fazem o alfandegamento direto na Receita Federal, para desenvolver suas atividades.

Durante a reunião, Elisson dos S. Costa, responsável pela K.C.F. de Oliveira, operadora de logística da Sociedade de Portos, apresentou a experiência recente de exportação de tambaqui congelado para o Peru, realizada a partir de Ariquemes (RO). Segundo ele, a operação durou cerca de 25 dias até o desembarque da carga em Iquitos, no Peru, mantendo a qualidade do produto. No entanto, desafios como a seca dos rios e restrições de navegação devido à neblina foram apontados como fatores que contribuíram significativamente para o tempo prolongado de transporte.

A exportação de carne bovina também foi amplamente debatida. Josué Giacometti, da Associação dos Pecuaristas de Rondônia, chamou atenção para o preço médio da arroba do boi gordo no estado, que tem sido 15% a 20% menor do que em outras regiões do país, como São Paulo e Mato Grosso. Jucilene Braintenbach, da Câmara Setorial da Carne, e Bruno Bueno, do Instituto da Carne Nobre (Ibracan), reforçaram a importância de reduzir os custos logísticos e incentivar a exportação de animais vivos.

Fernando Parente destacou que, para tornar a exportação de gado em pé uma realidade, seria necessário estabelecer um Estabelecimento Pré-Embarque (EPE) no Porto de Porto Velho, onde os animais passariam por quarentena e fiscalização sanitária. Ele sugeriu que o Governo de Rondônia pudesse ceder uma área para essa estrutura e indicou a necessidade de uma câmara de inspeção da Receita Federal para viabilizar o projeto.

A Câmara Setorial da Carne, o Instituto da Carne Nobre (Ibracan) e a FAPERON serão responsáveis por elaborar um levantamento detalhado sobre a pecuária do estado
A Câmara Setorial da Carne, o Instituto da Carne Nobre (Ibracan) e a FAPERON serão responsáveis por elaborar um levantamento detalhado sobre a pecuária do estado

PRÓXIMOS PASSOS

Para avançar na viabilização da exportação de carne bovina e gado em pé via Porto de Porto Velho, os participantes da reunião definiram uma série de ações estratégicas. A Câmara Setorial da Carne, o Instituto da Carne Nobre (Ibracan) e a FAPERON serão responsáveis por elaborar um levantamento detalhado sobre a pecuária do estado, reunindo dados sobre rebanho, produção e exportação.

Além disso, será desenvolvida uma proposta técnica e econômica para demonstrar a viabilidade da exportação pela Hidrovia do Madeira. O estudo servirá como subsídio para que o Governo de Rondônia avalie a possibilidade de destinar uma área para a criação de um Estabelecimento Pré-Embarque (EPE), estrutura essencial para a exportação de gado vivo.

Outro encaminhamento importante será a mobilização de pecuaristas para participarem de um projeto-piloto, em parceria com a Câmara Setorial da Carne e a Associação dos Pecuaristas de Rondônia. A iniciativa visa testar, na prática, o transporte de gado vivo pela hidrovia, avaliando custos e benefícios dessa alternativa logística. Com essas medidas, o Sistema Faperon/Senar reforça seu compromisso em impulsionar o setor agropecuário de Rondônia, ampliando mercados e fortalecendo a economia do estado.

Segundo o presidente do Sistema Faperon/SENAR-AR/Sindicatos rurais   Hélio Dias, as medidas e ações discutidas são pautas que os pecuaristas e piscicultores vem lutando pra impulsionar as exportações via hidrovia do Rio Madeira, reduzindo os custos com logísticas para mercados fortes como o asiático e oriente médio tanto em carne em cortes como gado vivo exportado, aumentando a competitividade na cadeia produtiva de Rondônia e renda aos nossos produtores.

Acordo entre Flamengo e Jorginho está próximo; veja o cenário

imagem cameraJorginho em campo pelo Arsenal (Foto: AFP)

A novela entre Flamengo Jorginho está chegando ao fim, com um cenário que indica um desfecho positivo. Afinal, após conversas desde o início do ano, as partes chegaram a um acordo financeiro. A bola, neste momento, está com o jogador do Arsenal.

Segundo o “Ge”, o clube carioca topou os valores oferecidos por Jorginho. Com o aval de Bap, presidente do Flamengo, José Boto, diretor de futebol rubro-negro, aguarda a resposta do ítalo-brasileiro.

Visita de Jorginho ao Rio

Na Data-Fifa de março, Jorginho esteve no Rio de Janeiro com a família. Ele aproveitou para apresentar a cidade a sua noiva, a irlandesa Catherine Harding. A visita agradou o atleta e sua família. Isso, aliás, é um indicativo que Jorginho estaria inclinado para fechar com o Flamengo.

Flamengo mantém cautela

A cúpula rubro-negra adota cautela nas negociações de Jorginho. Afinal, entende que é um decisão que ultrapassa o fator carreira, e esbarra na questão familiar. O cenário, aliás, é parecido com o de Filipe Luís em 2019. Afinal, o atual treinador do Flamengo, jogador na época, veio ao Brasil com a esposa e os filhos, todos espanhóis.

O longo período de Jorginho fora do Brasil, como Danilo e Alex Sandro, faz com que o Flamengo também tenha paciência neste processo, como foi com esses dois atletas.

Contrato com o Arsenal

O Flamengo tem como objetivo contar com Jorginho para o Mundial de Clubes 2025. O técnico Filipe Luís projeta que o meio-campista precisaria se juntar ao elenco já em meados de maio para estar em plenas condições para a competição.

No entanto, para acertar com o Rubro-Negro a tempo do torneio, Jorginho teria que rescindir seu contrato com o Arsenal antes do término, o que significaria abrir mão de uma quantia considerável. O vínculo do ítalo-brasileiro com os Gunners se encerra em 30 de junho, 16 dias após o início do Super Mundial.

Carreira de Jorginho

Natural de Santa Catarina, Jorginho atuou toda sua carreira no futebol europeu, com destaque para as passagens no Napoli, da Itália, e no Chelsea, da Inglaterra, onde conquistou a Liga dos Campeões. Ele está no Arsenal desde 2022. Com a camisa da seleção italiana, o meia foi campeão da Eurocopa em 2021.

 

Com estratégia arriscada, Bortoleto admite erro na largada do GP do Japão

Foto: Stake F1 Team KICK Sauber

Gabriel Bortoleto admitiu o mau início no GP do Japão, disputado no domingo (6). O novato não conseguiu ter o carro totalmente sob controle no momento da largada e foi ultrapassado por Esteban Ocon, Jack Doohan e Lance Stroll, caindo para a última posição ainda na primeira volta.

Apesar da situação, o brasileiro fez uma ressalva: Doohan e Stroll estavam com pneus macios, enquanto ele largou com compostos duros.

— Sobre a estratégia, a gente decidiu antes da corrida e assumiu. Minha largada não foi muito boa, não consegui sair bem. Tinham dois pilotos com pneus macios atrás de mim, então era óbvio que eu não ia conseguir me manter na frente deles na largada. Dava para ter segurado o Ocon, mas ele teve uma largada um pouco melhor que a minha e acabou me passando — disse Gabriel Bortoleto à “Band”.

O brasileiro largou com pneus duros, que oferecem menos aderência, mas têm maior durabilidade. Esses compostos operam em uma temperatura mais alta em comparação aos pneus médios e, especialmente, aos macios, o que dificultou o desempenho de Gabriel Bortoleto na largada.

Como foi o GP do Japão?

Max Verstappen conquistou sua 64ª vitória na Fórmula 1 ao vencer o GP do Japão no Circuito de Suzuka. O holandês dominou a prova do início ao fim, apesar das investidas das McLarens de Lando Norris e Oscar Piastri, que completaram o pódio. Gabriel Bortoleto terminou em 19º lugar, sem pontuar na corrida. Com o triunfo, Verstappen se aproximou da liderança do campeonato, ficando a apenas um ponto de Norris, o atual líder.

Gabriel Bortoleto terminou a corrida na 19ª colocação. O brasileiro, mais uma vez, não conseguiu pontuar e ficou atrás de seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, que cruzou a linha de chegada na 16ª posição.

A próxima corrida da Fórmula 1 será no final de semana de 11 a 13 de abril, no Bahrein.

Depay anuncia lançamento de documentário sobre chegada ao Corinthians

(Foto: Joisel Amaral/AGIF)

O atacante Memphis Depay, do Corinthians, anunciou em suas redes sociais que lançará um documentário sobre seus primeiros meses no futebol brasileiro. Intitulado “Memphis, Ecos de um Novo Mundo”, o filme será publicado no dia 10 de abril.

Em um dos trechos divulgados antecipadamente, o atacante holandês destaca a interação especial com os torcedores do Corinthians e revela os desafios enfrentados na mudança de clube.

– Eu acho que os fãs (torcida do Corinthians) me fizeram entender o que é esse clube e os princípios que ele tem. Acho que nunca é fácil quando me transfiro para uma nova equipe, porque eu também chego com muita personalidade fora do futebol. E, você sabe, a maioria dos torcedores ama tanto a equipe que eles estão preocupados apenas com os resultados – disse Memphis.

– Então, obviamente, eu vim para ajudar a equipe. O respeito que você tem um pelo outro mas também pela camisa que vestem, a energia, pelo espírito de luta. E essas são coisas que tento trazer também e claro ganhar e decidir jogos pelo clube. Mas, sim, eu sinto que a interação entre mim e a torcida é algo especial que eu nunca tinha sentido antes – completa o jogador.

Chegada ao Corinthians

Depay foi anunciado pelo Corinthians em setembro do ano passado. O Timão é o sexto clube da carreira do holandês, que já passou por PSV, Manchester United, Lyon, Barcelona e Atlético de Madrid. O vínculo do atleta com o clube vai até dezembro de 2026.

Formado nas categorias de base do PSV, Memphis Depay estreou como profissional em 2011. Em quatro anos no clube, marcou 50 gols e foi convocado para defender a seleção da Holanda na Copa do Mundo de 2014.

Posteriormente, atuou por Manchester United, Lyon, Barcelona e Atlético de Madrid. Na França, viveu o melhor momento da carreira e se tornou ídolo da torcida do Lyon. Ao todo, somou 76 gols e 54 assistências em cinco temporadas.

Depay disputou duas Copas do Mundo (2014 e 2022) e duas Eurocopas (2021 e 2024), sendo atualmente o segundo maior artilheiro da história da seleção holandesa.

Pelo Corinthians, soma 32 jogos, 10 gols e 12 assistências. Memphis foi peça importante para o clube escapar do rebaixamento em 2024 e conquistar o título do Campeonato Paulista em 2025.

Prefeitura de Porto Velho intensifica recuperação de estradas no distrito

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), segue com um intenso trabalho de recuperação das estradas vicinais no distrito de União Bandeirantes. Com cerca de 1000 quilômetros de estradas vicinais, o distrito foi fortemente afetado pelas chuvas deste inverno amazônico, que causaram danos significativos e dificultaram o acesso dos moradores.

De acordo com o supervisor de estradas da Semagric, Dário Ribeiro, nos últimos 70 dias, a equipe já recuperou 11 pontes e realizou diversas melhorias em diferentes linhas da região. “Nosso objetivo é garantir que os produtores rurais e moradores da área tenham condições seguras de tráfego. As fortes chuvas comprometeram vários pontos, mas estamos trabalhando intensamente para restabelecer o acesso o mais rápido possível”, afirmou Dário Ribeiro.

PRINCIPAIS SERVIÇOS EXECUTADOS

Até o momento, os trabalhos realizados pela equipe da Semagric incluem a recuperação de pontes, bueiros, encascalhamento de trechos críticos e desobstrução de vias. Entre as principais ações, destacam-se:

• Linha 4: recuperação de pontos críticos e instalação de bueiro no travessão para a Linha F;
• Linha 7: recuperação de quatro pontes e duas linhas de bueiro;
• Linha 8: recuperação de uma ponte e do aterro de outra;
• Linha Novinha: recuperação de uma ponte, um bueiro e encascalhamento de 5 km em áreas críticas;
• Assentamento Dois Amigos: recuperação de duas pontes e um ponto crítico com encascalhamento;
• Linha 9: recuperação de uma ponte, saída d’água e instalação de bueiros em diferentes trechos;
• Linha Onzinha: limpeza e desobstrução de cinco bueiros e recuperação de uma ponte;
• Linha do Tucano e Linha Pavão: instalação de bueiros e recuperação de pontos críticos;
• Linha 1, Linha F e Linha G: recuperação de pontes e desobstrução de bueiros.

Compromisso com a recuperação das estradas

Semagric está trabalhando na reconstrução da ponte sobre o Igarapé, no travessão do PO com o 1º de Maio
Semagric está trabalhando na reconstrução da ponte sobre o Igarapé, no travessão do PO com o 1º de Maio

O produtor rural Antônio Nunes, morador da região, destacou a importância das obras para os agricultores locais. “Dependemos dessas estradas para escoar nossa produção e também para o transporte escolar. Quando as pontes e estradas estão danificadas, enfrentamos grandes dificuldades. Esse trabalho da Prefeitura tem sido essencial para nossa comunidade”, ressaltou.

O secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, enfatizou que a Prefeitura de Porto Velho segue comprometida em garantir a trafegabilidade das estradas vicinais, mesmo diante dos desafios causados pelo período chuvoso.

“Sabemos da necessidade de manter essas vias em boas condições, pois elas são fundamentais para a economia local. As equipes continuam atuando em vários pontos e, em breve, novos serviços serão realizados para minimizar os impactos causados pelas chuvas”, afirmou o secretário.

Além das obras já concluídas, a Semagric está trabalhando na reconstrução da ponte sobre o Igarapé, no travessão do PO com o 1º de Maio, e seguirá com ações emergenciais em outras localidades afetadas.

Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Jean Carla Costa

VÍDEO: QUE PEIXE É ESSE? Aparecimento de uma espécie intriga ribeirinhos

As águas do Rio Madeira, em Rondônia, alcançaram níveis preocupantes, afetando mais de 10 mil pessoas nas comunidades ribeirinhas. A cheia não traz apenas a preocupação com a perda da lavoura e bens materiais, ela também traz à tona questões relacionadas à saúde e à fauna local. Com o aumento do nível da água, surgem riscos de doenças e o aparecimento de animais que muitas vezes são desconhecidos pelos moradores.

Aparecimento de cobras são comuns na região

Um exemplo curioso é o recente surgimento de um peixe peculiar na comunidade Santo Antônio. Com um formato semelhante ao de um peixe elétrico, o animal intrigou os habitantes locais. Além de suas escamas brilhantes, o peixe exibe dentes afiados, despertando a curiosidade e a especulação entre os moradores. Alguns acreditam que se trata de um sarapó, um peixe comum na região e frequentemente utilizado como isca por pescadores profissionais. Outros, no entanto, levantaram a hipótese de que poderia ser um pirarucu boia.

VEJA O VÍDEO:

Acidente entre caminhões mata uma pessoa

(crédito: Corpo de Bombeiros de Goiás/Divulgação)

Dois caminhões colidiram entre si na madrugada desta segunda-feira (7/4), na rodovia GO-060, entre Trindade e Santa Bárbara de Goiás (GO). O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência. Os dois motoristas estavam presos às ferragens. Um deles não resistiu e morreu no local.

Um dos caminhões estava carregado com aproximadamente 20 toneladas de ração. Segundo o Corpo de Bombeiros, foi necessário realizar escoramento tático para garantir a estabilidade dos veículos durante os procedimentos de resgate.

“A ocorrência apresentou alto grau de complexidade devido ao risco estrutural dos veículos e à necessidade de técnicas específicas de salvamento em espaço restrito”, disse o Corpo de Bombeiros, que atuou ao lado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O outro motorista estava consciente e orientado. Ele foi retirado das ferragens com uso de técnicas específicas de salvamento veicular e foi entregue aos cuidados da equipe do Samu, sendo posteriormente encaminhado ao Hospital Estadual de Trindade (Hetrin).

A rodovia permanece com trânsito restrito a uma faixa, com presença das equipes aguardando a chegada do Instituto Médico Legal (IML) e da perícia técnica para liberação do corpo e retirada final dos veículos.

 

Por Correio Braziliense