InícioÚltimas notíciasAmpliação de estradas impulsiona produção rural e transporte escolar.

Ampliação de estradas impulsiona produção rural e transporte escolar.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), entregou vários equipamentos para o desenvolvimento de agroindústrias na região do Assentamento Joana d’Arc.

 

Na ocasião, o secretário, Leonel Bertolin, informou aos produtores como está se desenvolvendo o trabalho de abertura e manutenção de estradas rurais no município de Porto Velho.   De acordo com ele, a Semagric conseguiu grandes avanços nessa área. Os trabalhos iniciados em 2013, com poucos homens e máquinas, logrou resultados importantes, mas a enchente do ano seguinte interrompeu um pouco sua continuidade. Apesar das dificuldades, foi possível desobstruir e manter abertas muitas linhas e ainda avançar na abertura de estradas em locais primários, ou seja, onde não há cascalho disponível. “Neste ano, porém, concluímos os serviços em muitos locais onde havíamos apenas iniciado, de forma que vamos finalizar o ano com praticamente três mil quilômetros de estradas vicinais”, afirmou Bertolin.

Boas estradas são importantes para o transporte da produção e para o transporte escolar. No município, há hoje em torno de dois mil e novecentos quilômetros de malha viária para linhas de ônibus escolar. “Quando assumimos os serviços havia um pouco mais que mil e oitocentos quilômetros. Construímos quase novos mil quilômetros”, disse o secretário, afirmando também que as estradas incidem na melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais, proporcionando aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas. “Havia casos de crianças que saíam às quatro da madrugada e hoje saem com uma ou meia hora antes do horário das aulas. As boas estradas melhoram o desenvolvimento escolar e o transporte da produção rural, ajudando a fixar as famílias no campo e evitando o inchaço populacional das cidades. Abrir e manter arrumadas as estradas vicinais é importante para a vida do município”, destacou Bertolin.

As equipes de estradas rurais da Semagric estão atuando em diversas regiões do município. Há patrulhas atuando na Ponta do Abunã, União Bandeirantes, setor de chácaras da Grande Porto Velho, BR-319 e no Assentamento Joana d’Arc, incluindo a Vila Franciscana.

O avanço na construção das linhas e das estradas, como também a manutenção do que foi aberto, tem elevado o transporte da produção, que atualmente é superior a 300 toneladas/mês, quando chegava a apenas 50 toneladas em 2012.  

Na solenidade de entrega dos equipamentos para as agroindústrias, também esteve presente o secretário adjunto municipal de Serviços Básicos (Semusb), Itamar Ribeiro. Ele explicou que a Semusb está realizando um estudo acerca da destinação final de resíduos sólidos em áreas rurais. É tanto o caso dos resíduos da produção como também do próprio lixo doméstico. Muitas vezes esse material é enterrado ou queimado, produzindo poluição ambiental. “Vimos ver a realidade com a qual eles lidam, a fim de que possamos elaborar um planejamento. Vamos debater com os técnicos da secretaria que logística pode ser aplicada nesta região. Com o avanço das estradas rurais, proporcionado pelos serviços da Semagric, poderemos estender esse apoio às comunidades, o que era praticamente impossível antes”, afirmou Ribeiro. 

Por Renato Mengh | Fotos  Semagric

- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img

Mais lidas