InícioÚltimas notíciasAmazônia das Palavras realiza doação de livros às bibliotecas escolares

Amazônia das Palavras realiza doação de livros às bibliotecas escolares

Como ação de incentivo ao acesso aos livros e à literatura, o Amazônia das Palavras Terceira Edição realiza a doação de livros, de diversos autores e gêneros, às bibliotecas das escolas que recebem as Oficinas Literárias.

            “É uma atividade que introduzimos na terceira edição para que os estudantes tenham o hábito do contato físico com os livros, o toque, o cheiro, o fascínio que é folhear um livro e descobrir histórias, novos mundos e principalmente, desenvolver a leitura e a escrita”, destaca Fernanda Kopanakis, Coordenadora do Amazônia das Palavras Terceira Edição.

Em Porto Velho/RO, as duas escolas receberam os volumes dos livros, e ao descer o Rio Madeira, as cidades de Humaitá e Manicoré tiveram a satisfação de ampliar as bibliotecas das escolas participantes.

Em Manicoré o Amazônia das Palavras aconteceu nesta segunda, 06 de maio, na Escola Estadual Hermenegildo de Campos, com as 07 Oficinas Literárias durante os períodos matutino e vespertino e, a noite, a Aula Magna, desta vez ministrada pelo escritor Yaguarê Yamã com o título de Identidade Amazônica, e encerrando com o espetáculo de circo com o palhaço Xuxu, Silêncio Total – Vem chegando um Palhaço.

Na entrega dos livros doados pelo projeto, a equipe de professores da Escola Estadual Hermenegildo de Campos fez questão de participar da solenidade, e todos se mostraram extremamente contente.

Recebidos pela pedagoga Soreia Ribeiro, representando a gestora da escola Elba Barbosa de Macêdo, o momento foi marcado pela emoção. “Nos sentimos orgulhosos de podermos representar a nossa escola na entrega, o que com certeza irá ser muito valioso para os nossos estudantes e professores” enfatizou a professora Soreia, lembrando “que o ato de ler é que possibilita o crescimento pessoal e o enriquecimento cultural da educação”.

Entre os livros doados, está o de fotografia da primeira edição do projeto em 2018, Amazônia das Palavras: escritas – faladas – cantadas e contadas., com organização de Nubia Melhem Santos, José Jurandir da Costa. Alguns dos oficineiros também tem obras doadas, como Teatro Hip-Hop: a performance poética do ator-MC, de Roberta Estrela D’Alva; Mapinguary – O Dono dos Ossos, Contos da Floresta, e Sehaypori –  O Livro Sagrado do Povo Sateré, do escritor Yaguarê Yamã; Cartilha Anima Escola, de Marcos Magalhães; Pequenas conquistas perdidas, do poeta Dori Carvalho; Cinema: uma janela mágica, de Bete Bullara e Marialva Monteiro, e Uma varanda no meio do Rio, do músico amazonense Thiago Thiago de Mello. O homenageado da terceira edição, o escritor Márcio Souza, tem seu livro História da Amazônia. Do período pré-colombiano aos desafios do século XXI, também tem agora a sua obra nas bibliotecas das escolas ao longo do Rio Madeira.

De acordo com a coordenadora do Amazônia das Palavras Terceira Edição, Fernanda Kopanakis, que também teve seu livro Mulher entre linhas doado, a atividade “só foi possível com a aprovação do projeto pela Lei Rouanet, o que nos autorizou e buscar investimentos junto à iniciativa privada, e agradecemos imensamente ao Ministério da Cultura e ao Google, nosso patrocinador, pela oportunidade de ampliar as bibliotecas escolares”.

Confira outros livros e autores doados às escolas pelo Amazônia das Palavras Terceira Edição:

  • Das Ruas para as Escolas, das Escolas para as Ruas. Slam Interescolar/SP – Emerson Alcalde (Org.).
  • Amazônia: histórias de beira de rio. Leo Ribeiro.
  • Manual de Animação. Richard Williams.
  • Por que a Moda é fútil?: uma obra para leigos, apaixonados e curiosos. Giovanna Amorim.
  • O cérebro e a moda. Nathalia Anjos.
  • CD de poesia Entre barras e rios. Dori Carvalho.
  • Diaruí. Antônio Cândido da Silva.
  • Vila Amazônia. Antônio Cândido da Silva.
  • Futuro Ancestral. Ailton Krenak.
  • HQ Super Zé. José Roberto Torero.
  • Um cara como outro qualquer. José Roberto Torero.
  • Cascudinho – O peixe contador de histórias. José Bessa.
  • Dois Irmãos (HQ). Milton Hatoum.

O Amazônia das Palavras desenvolve suas próximas atividades na cidade de Novo Aripuanã, onde já se encontra ancorado, na quarta, dia 08, na Escola Estadual Julieta Lopes de Albuquerque.

Venha participar dessa jornada literária incrível de aprendizado e descobertas! – curta, comente, compartilhe – @amazoniadaspalavras

Amazônia das Palavras – Terceira Edição – de 30 de abril a 17 de maio de 2024

Patrocínio do Google, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Marketing Cultural: BFV Cultura e Esporte Apoio Cultural: Da Gaveta Produções, Byor Filmes, Agojie – Blacks Conscientes Bravos , Acapulco Filmes e INCENTIV

Realizaçāo Associaçāo Mapinguari

 

- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img

Mais lidas