O município de Ariquemes é destaque na produção de peixe de cultivo e agora se consolida como referência no processamento de pescado com o início da operação da empresa Pescados do Vale, localizada no Travessão B-40 Sul, zona rural do município. Mesmo em fase de testes, a agroindústria já emprega 50 funcionários. Ariquemes já possui frigorífico e agroindústrias especializadas no processamento do peixe.
De propriedade do produtor rural Lorival Amorim, a indústria recebeu a visita do presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) Francisco Hidalgo Farina e do vice-presidente da Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar) Edson Sápiras. “Para a cadeia produtiva do peixe, a abertura desse empreendimento gera novas opções para o processamento do pescado produzido em Ariquemes e nos demais municípios da região do Vale do Jamari”, destaca Sápiras.
INCENTIVOS
O presidente da ACIA destaca a atuação da associação no fomento ao setor produtivo, como ferramenta para estimular os demais setores da economia do município. Farina destaca que a ACIA desenvolveu a EXPOVALE, uma feira de negócios, voltada para fomentar o agronegócio com destaque especial para a piscicultura. “Com a abertura de mais uma indústria de processamento de pescado, a cidade ganha em geração de empregos e com a circulação financeira, que é bastante estimulada. Em cadeia, teremos o incentivo à produção de mais peixe na nossa região”, argumenta Farina.
PREVISÃO DE CRESCIMENTO
O proprietário da Pescados do Vale, Lorival Amorim, explica que a unidade frigorífica foi construída de forma modular, permitindo a ampliação de forma rápida, respeitando a demanda de processamento. Como está em fase de testes, a capacidade de abate também depende da capacidade de congelamento e armazenamento do pescado.
Em breve, os produtos estarão nos supermercados de Rondônia.
Fonte: Assessoria