InícioÚltimas notíciasAcre preside reunião ordinária de secretários de Meio Ambiente no âmbito do...

Acre preside reunião ordinária de secretários de Meio Ambiente no âmbito do 28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Rondônia

O evento acontece em Porto Velho, no âmbito do 28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, sediado pelo estado de Rondônia.

Os secretários de Meio Ambiente debatem pautas coletivas para a promoção do desenvolvimento sustentável e articulam uma atuação em conjunto frente aos desafios ambientais que compartilham. As reuniões são vinculadas à Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas no Brasil (GCF Task Force).

Julie Messias é presidente da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas no Brasil (GCF Task Force). Foto: João Raphael Gomes/Sema

O grupo é presidido pelo Acre, por intermédio da secretária de Estado do Meio Ambiente, Julie Messias, a qual destaca que as discussões no ambiente do Fórum são um passo importante para pensar em estratégias que atenuem os efeitos das mudanças climáticas na região, ajudem a proteger a floresta e promovam o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade ambiental e respeito às comunidades locais.

“As nossas reuniões são momentos cruciais para discutirmos pautas coletivas que visam enfrentar os desafios ambientais comuns a todos nós. Como presidente da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas no Brasil (GCF Task Force), reafirmo a importância de pensarmos e agirmos de forma conjunta. Juntos, continuaremos a avançar em nossas metas e a fortalecer a Amazônia como um modelo de desenvolvimento sustentável”, afirmou a secretária Julie Messias.

Participam do encontro os secretários da Amazônia Legal, entre eles o anfitrião, Marco Antônio Ribeiro, secretário de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia; o secretário da Representação do governo do Acre em Brasília, Fábio Rueda; e Carlos Aragón, secretário executivo do GCF Task Force (Fórum Global dos Governadores para Clima e Floresta) no Brasil.

Secretário de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Marco Antônio Ribeiro, destacou a importância do compartilhamento de ideias entre os estados. Foto: Milton Wanzeller/Sedam

Na ocasião, Marco Antônio Ribeiro frisou a importância do compartilhamento de ideias entre os estados. “Para nós, de Rondônia, é muito importante termos essa discussão aqui dentro. Trazemos aos nossos técnicos a oportunidade de vislumbrar também a realidade dos outros estados e ver as boas ações”, disse.

Para o secretário Fábio Rueda, o encontro é uma oportunidade para reforçar o compromisso do Acre com a área ambiental e o desenvolvimento sustentável.

“Fazemos parte de um estado preocupado com a agenda ambiental. Essa integração e o alinhamento de informações relacionadas ao meio ambiente são fundamentais para o desenvolvimento de políticas voltadas aos avanços necessários na área, especialmente na Amazônia e no Acre. Como Secretaria de Relações Federativas (Serf), temos a missão de reforçar a aproximação e contribuição com organismos de governo, assim como é de nossa preocupação e empenho do governador Gladson Cameli”, afirmou.

Fábio Rueda, secretário da Representação do Governo do Acre em Brasília, também participa do evento. Foto: João Raphael Gomes/Sema

Entre as pautas da reunião estão a atualização do Plano de Trabalho do Fórum, a situação e perspectiva da Regularização Ambiental na Amazônia Legal, a apresentação de relatórios dos grupos de trabalho dos estados sobre REDD+, lições e boas práticas de rastreabilidade na Amazônia Legal, além do planejamento dos estados amazônicos para a participação na Semana do Clima de Nova Iorque, na COP16 de Biodiversidade e na COP29 de Mudança Climática. Também faz parte da programação uma oficina sobre Oportunidades de Financiamento do Fundo Amazônia com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Integram a região da Amazônia Legal os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.

Pela Sema, ainda estão presentes o diretor de Meio Ambiente, André Pelliccioti; o coordenador do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), Cláudio Cavalcante; e os assessores João Raphael Gomes e Silvia Uszacki.

28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

A 28ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal ocorre no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho (RO). O evento é realizado pelo Consórcio da Amazônia Legal e reúne representantes dos governos e instituições dos nove estados que integram a Amazônia Legal, com o objetivo de buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados na região.

Um dos detalhes do evento é a setorização dos temas abordados. Ao todo, serão cinco câmaras setoriais e uma sala exclusiva que irão subsidiar e sugerir as ações prioritárias. Os debates acontecem, de forma simultânea, no dia 8 de agosto, a partir das 9h30.

Entre os temas abordados estão a governança fundiária; agricultura e economia verde; infraestrutura e transporte; meio ambiente e desenvolvimento sustentável, além da segurança pública.

Em abril deste ano, o Acre foi sede da 27ª edição do Fórum de Governadores, com a participação de 54 secretários de Estado e chefes de poderes, que abordaram temas fundamentais como o combate às queimadas, aos desmatamentos e aos crimes transfronteiriços, e foram verificados avanços nos diálogos sobre o desenvolvimento econômico e social sustentável.

- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img

Mais lidas