O evento acontece em Porto Velho, no âmbito do 28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, sediado pelo estado de Rondônia.
Os secretários de Meio Ambiente debatem pautas coletivas para a promoção do desenvolvimento sustentável e articulam uma atuação em conjunto frente aos desafios ambientais que compartilham. As reuniões são vinculadas à Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas no Brasil (GCF Task Force).
O grupo é presidido pelo Acre, por intermédio da secretária de Estado do Meio Ambiente, Julie Messias, a qual destaca que as discussões no ambiente do Fórum são um passo importante para pensar em estratégias que atenuem os efeitos das mudanças climáticas na região, ajudem a proteger a floresta e promovam o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade ambiental e respeito às comunidades locais.
“As nossas reuniões são momentos cruciais para discutirmos pautas coletivas que visam enfrentar os desafios ambientais comuns a todos nós. Como presidente da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas no Brasil (GCF Task Force), reafirmo a importância de pensarmos e agirmos de forma conjunta. Juntos, continuaremos a avançar em nossas metas e a fortalecer a Amazônia como um modelo de desenvolvimento sustentável”, afirmou a secretária Julie Messias.
Participam do encontro os secretários da Amazônia Legal, entre eles o anfitrião, Marco Antônio Ribeiro, secretário de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia; o secretário da Representação do governo do Acre em Brasília, Fábio Rueda; e Carlos Aragón, secretário executivo do GCF Task Force (Fórum Global dos Governadores para Clima e Floresta) no Brasil.
Na ocasião, Marco Antônio Ribeiro frisou a importância do compartilhamento de ideias entre os estados. “Para nós, de Rondônia, é muito importante termos essa discussão aqui dentro. Trazemos aos nossos técnicos a oportunidade de vislumbrar também a realidade dos outros estados e ver as boas ações”, disse.
Para o secretário Fábio Rueda, o encontro é uma oportunidade para reforçar o compromisso do Acre com a área ambiental e o desenvolvimento sustentável.
“Fazemos parte de um estado preocupado com a agenda ambiental. Essa integração e o alinhamento de informações relacionadas ao meio ambiente são fundamentais para o desenvolvimento de políticas voltadas aos avanços necessários na área, especialmente na Amazônia e no Acre. Como Secretaria de Relações Federativas (Serf), temos a missão de reforçar a aproximação e contribuição com organismos de governo, assim como é de nossa preocupação e empenho do governador Gladson Cameli”, afirmou.
Entre as pautas da reunião estão a atualização do Plano de Trabalho do Fórum, a situação e perspectiva da Regularização Ambiental na Amazônia Legal, a apresentação de relatórios dos grupos de trabalho dos estados sobre REDD+, lições e boas práticas de rastreabilidade na Amazônia Legal, além do planejamento dos estados amazônicos para a participação na Semana do Clima de Nova Iorque, na COP16 de Biodiversidade e na COP29 de Mudança Climática. Também faz parte da programação uma oficina sobre Oportunidades de Financiamento do Fundo Amazônia com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Integram a região da Amazônia Legal os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
Pela Sema, ainda estão presentes o diretor de Meio Ambiente, André Pelliccioti; o coordenador do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), Cláudio Cavalcante; e os assessores João Raphael Gomes e Silvia Uszacki.
28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal
A 28ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal ocorre no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho (RO). O evento é realizado pelo Consórcio da Amazônia Legal e reúne representantes dos governos e instituições dos nove estados que integram a Amazônia Legal, com o objetivo de buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados na região.
Um dos detalhes do evento é a setorização dos temas abordados. Ao todo, serão cinco câmaras setoriais e uma sala exclusiva que irão subsidiar e sugerir as ações prioritárias. Os debates acontecem, de forma simultânea, no dia 8 de agosto, a partir das 9h30.
Entre os temas abordados estão a governança fundiária; agricultura e economia verde; infraestrutura e transporte; meio ambiente e desenvolvimento sustentável, além da segurança pública.
Em abril deste ano, o Acre foi sede da 27ª edição do Fórum de Governadores, com a participação de 54 secretários de Estado e chefes de poderes, que abordaram temas fundamentais como o combate às queimadas, aos desmatamentos e aos crimes transfronteiriços, e foram verificados avanços nos diálogos sobre o desenvolvimento econômico e social sustentável.