InícioAgronegócioPiscicultores de Rondônia agradecem a parceria que abriu portas para novos negócios

Piscicultores de Rondônia agradecem a parceria que abriu portas para novos negócios

As missões empresariais são grupos de empresas organizadas sob coordenação do Sebrae em Rondônia para conhecer eventos de negócios, feiras, empresas ou entidades de outros estados. Elas têm por meta a aquisição de máquinas e equipamentos, a venda de produtos próprios ou a busca por novas alternativas de mercado. Como acontece todos os anos, as empresas de agronegócios de Rondônia participaram desde as missões até a Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar (Fispal Food Service), que ocorre em São Paulo sempre no início de junho.

Trata-se da maior feira de alimentação profissional da América Latina, reunindo os maiores fornecedores de serviços, insumos, máquinas e equipamentos voltados para o setor. Neste ano, três missões – uma de Ariquemes, outra de Ji-Paraná e uma de Porto Velho – foram à 33ª edição da Fispal Food Service, que ocorreu entre os dias 6 e 9 de junho e apresentou muitas inovações nas áreas de equipamento e automação. De acordo com os organizadores da feira, em 2017 o evento recebeu mais de 52 mil visitantes.

O Sebrae participou com o estande “Peixes de Rondônia”, uma parceria com a empresa fabricante de cozinhas industriais Lafaete. Essa empresa montou uma cozinha em solução modular customizada com vários equipamentos. O Sebrae promoveu degustações durante todos os dias do evento para divulgar o potencial gastronômico dos peixes produzidos em Rondônia, levando conhecimento sobre eles aos formadores de opinião, que são donos de restaurantes, redes de fast-food e distribuidores de pescados, para promover o acesso ao mercado paulistano.

De acordo com Manoel Evangelista, chef de cozinha do Senac convidado do Sebrae para o evento, foram preparados 200 kg de peixe beneficiado em porções de 100 g cada. Aproximadamente 2 mil degustações foram realizadas, além de uma pesquisa amostral com os visitantes que degustaram para avaliarem o produto.

Sobre o pirarucu e tambaqui, o conceito geral do produto quanto a maciez, sabor, e suculência, na avaliação de: a) Ótimo, b) Bom, c) Regular, d) Ruim e e) Péssimo, 100{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da} das respostas foram “a” ou “b”. O público, constituído de proprietários, chefs e gestores de restaurantes, redes de fast-food, peixarias, distribuidores de pescados, associações de compradores de hotéis e restaurantes, em sua maioria já ouviu falar dos peixes, mas não compram por não conhecerem seus fornecedores ou por existirem irregularidades na entrega. São compradores de pequenas quantidades mensais de 50 a 500 kg/mês de peixe limpo.

Os piscicultores produtores rurais agradeceram a parceria com o Sebrae, que abriu várias portas para a realização de novos e bons negócios, parcerias e conhecimento de novas tecnologias que agregam valor aos produtos e contribuem para o sucesso dos empreendimentos.

Para Vildemar Xavier, piscicultor de Porto Velho, “participar de um evento dessa grandeza, onde temos a oportunidade de trazer o nome de Rondônia e representar um grupo de piscicultores da região de Porto Velho, tem engrandecido o nome do estado”.

Rodrigo Francisco, chefe de cozinha do restaurante 3T Fit, disse: “a principal preocupação nossa é valorizar um produto que é nosso, que é brasileiro e que vem alcançando mercado hoje em dia. Há algum tempo nós não teríamos esse peixe no mercado e hoje com essa parceria nós conseguiremos alcançar”.

Trata-se de uma estratégia que faz parte do projeto “Piscicultura no Estado de Rondônia”, executado pelo Sebrae e parceiros, no qual valoriza-se a busca de mercado para o pescado de Rondônia. O Sebrae está agora numa segunda fase da piscicultura no estado, que envolve agregar valor e atrair investimentos para beneficiamento de peixes.

O Sebrae também organiza missões internacionais, como a Convenção Anual da National Retail Federation (NRF) & EXPO, que será de 14 a 16 de janeiro de 2018. Há muito tempo esse evento é mundialmente conhecido como “big show do varejo”, porque é o evento emblemático da NRF realizado anualmente na cidade de Nova York.

Se você é empresário de pequenos negócios, procure as missões acessando o site sebrae.ro. Conheça também a programação de eventos no município mais próximo de você em sebrae.ro/agenda ou envie mensagens de texto para nosso WhatsApp: (69) 98130-5656. Se preferir, ligue para a Central de Atendimento 0800 570 0800

Assessoria de Imprensa

- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img

Mais lidas