Transformar matéria-prima que vem do campo é um dos segredos da produção artesanal. E é assim que acontece na Exposição de Piscicultura da Região do Vale do Jamari (Expovale), pelo menos 50 agroindústrias ligadas à agricultura familiar de vários municípios de Rondônia expões e comercializam seus produtos, no canteiro da avenida Capitão Silvio, próximo à praça da Vitória, em Ariquemes.
Os visitantes poderam degustar um pouco da obra feita pelas famílias empreendedoras e comprar produtos, como melado de cana, queijos, doces em compotas ou em pasta, pães, mel, pamonhas, embutidos, conservas, queijos salgados, iogurtes e água de coco. Também são expostos temperos ou condimentos diversos.
Jessé Gomes da Silva, proprietário de uma agroindústria de derivados do milho, na 421 em Ariquemes, disse que é a primeira vez que participa, e aproveita o momento para apresentar os tradicionais bolos e pamonhas, novidades como suco de milho e a pamonha com linguiça. “Quem experimenta, leva, porque é bom demais”, assinalou.
Já o proprietário da agroindústria Cana Verde, José Martins, contou que as feiras são a melhor oportunidade para divulgar seus produtos. Ele lembrou que a propaganda é a alma do negócio, porém pode sair cara, mas que as feiras, além de divulgar gratuitamente, ainda possibilitam a comercialização. “Sempre que tem, participo”, disse.
Ele falou orgulhoso da agroindústria Cana Verde, explicando que são produzidos por mês três mil quilos de melados, 15 mil quilos de rapaduras fracionadas, e 200 quilos de açúcar mascavo. Tudo é feito por quatro pessoas da família. “A agroindústria é uma oportunidade de empregos para os jovens da área rural”, comentou.
O mais novo empreendedor, Fabio Abrão, disse que ele e sua esposa há 90 dias decidiram se associar ao tio, que já tinha uma agroindústria de aves. A partir de agora, estão presentes em todas as feiras, divulgando o produto “Eu era vendedor de carro, mas vi a oportunidade de um bom negócio em família”. Além do frango, a agroindústria Aviari também comercializa tambaqui e mandioca”, destacou.
Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom – Governo de Rondônia