O proprietário da agroindústria Água na Boca, Ronaldo Amorim, aproveitou a 1ª edição da Exposição de Piscicultura da Região do Vale do Jamari para lançar o doce de de leite com biomassa.
Amorim é formado em engenharia de alimentos, e há um ano optou por montar uma agroindústria urbana para produzir doces artesanalmente com matéria-prima do sítio. Desde então, já produziu nove tipos de doces, entre eles de abóbora com leite, leite com coco, doce com coalhadinha, leite puro, com amendoim, mamão e abóbora em calda, além de leite light e o mais novo produto, que é o doce de leite com biomassa.
De acordo com o engenheiro, o doce de leite com biomassa é rico em proteínas e pobre em açúcar. Ele é composto pelo triptófano, um aminoácido que estimula o hormônio da alegria, que tem como principal componente o amido resistente, indicado para mulher no pós-parto.
O governador Confúcio Moura foi conferir de perto o doce de leite com biomassa e destacou as propriedades e benefícios à saúde que a biomassa proporciona. “É bom ver que as nossas agroindústrias estão prosperando e inovando”.
Amorim disse que durante os quatro dias da exposição em Ariquemes o produto foi bem aceito pelos visitantes, e que as vendas superaram as expectativas. “A Expovale é mais uma oportunidade de expor e fechar negócios. Foi melhor do que o esperado. Todos os doces foram vendidos, inclusive o de leite com biomassa”.
Atualmente, a agroindústria produz 600 quilos de doces por mês, e já atende a alguns mercados em Ariquemes. “Vendi e ainda fiz uma propaganda super bacana”, contou o engenheiro, que ao participar das rodadas de negócios entre produtores rurais e empresários na Expovale também teve a oportunidade de fazer bons contatos, possibilitando iniciar uma negociação sólida com mais mercados.
A Expovale é uma ação do governo do estado, coordenada pela Superintendência de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Suder) e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Associação Comercial e Industrial (Acia) de Ariquemes e apoio de outras instituições.
A exposição tem por objetivo fomentar o pescado em Rondônia e organizar a cadeia produtiva, bem como, incentivar e divulgar as agroindústrias familiares. A estratégia do governo é focalizar o planejamento e a organização para que o setor seja transformado numa atividade ainda mais lucrativa para o produtor rural.
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom – Governo de Rondônia