Representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae-RO) reuniram-se com diretores da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) para discutir as ações dos projetos que estão sendo executados em parceria. Entre as atividades desenvolvidas destacam-se o projeto de cafeicultura, hoje uma das economias mais promissoras do estado; e a metodologia “No Campo”, cujo convênio para capacitação de técnicos e produtores rurais foi firmado há dois anos.
Para Francisco Coutinho, diretor presidente da Emater-RO, uma das preocupações está na absorção da produção dos agricultores familiares, já que as grandes empresas querem produtos em larga escala e a agricultura familiar produz em pequena. “É preciso que alguém compre a mercadoria do produtor em pequena escala, e o caminho é a associação para que eles possam vender juntos”, disse o presidente, citando como exemplo os produtos hortifrutigranjeiros.
Durante a reunião, que contou com a presença de Samuel Silva de Almeida e Desóstene Marcos Nascimento, respectivamente diretor técnico e gerente da unidade do Sebrae em Cacoal, foram citadas as ações desenvolvidas pelas duas instituições vinculadas ao programa de governo, principalmente as que visam o fortalecimento da cafeicultura no estado. Diversas atividades envolvendo as duas instituições já estão programadas. “Precisamos agora é alinhas as ações”, observou Desóstenes.
Entre as ações programadas para este mês, está o deslocamento de uma caravana para a Rondônia Rural Show, evento que será realizado de 24 a 27, em Ji-Paraná, e que apresenta as potencialidades agroeconômicas do estado. Um seminário rural sobre a cafeicultura está previsto para junho, em Alta Floresta, enquanto que em setembro deverão ser anunciados os vencedores do 2º Concurso da Qualidade e Produtividade do Café (Concafé), que já se encontra em andamento.
Segundo José de Arimateia da Silva, diretor técnico e de planejamento da Emater-RO, esta parceria já vem de longa data. “O objetivo desta reunião foi dar um novo andamento às ações que já vêm sendo desenvolvidas e iniciar outras que vão ao encontro das necessidades do produtor familiar”, afirmou, salientando que hoje uma das parcerias entre a Emater e o Sebrae está trabalhando o projeto cafeicultura em sete municípios das regiões da Zona da Mata, rio Machado e Vale do Guaporé.
Outro projeto que vem sendo trabalhado junto à agricultura familiar, é a metodologia “No Campo”, iniciada em 2015, que consiste em promover a integração entre gestão, inovação e assistência técnica, oferecendo ao público beneficiário informações por meio de palestras, oficinas e cursos de curta duração, que contribuam para melhorar a atividade da família rural.
Novas parcerias já estão sendo trabalhadas entre as duas instituições e uma delas está em fortalecer a atividade hortifrutigranjeira no estado. O objetivo é fortalecer as ações nesse segmento dando um novo fôlego para o produtor produzir mais em quantidade e qualidade.
Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom – Governo de Rondônia