O Plano Agro+ do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi criado para desburocratizar, modernizar e agilizar as atividades do agronegócio, com propostas encaminhadas por entidades representativas do setor produtivo.
O principal objetivo do Programa Agro+ é tornar mais ágil o tempo de resposta da instituição às necessidades do agronegócio rondoniense, por meio da desburocratização, harmonização e modernização dos seus serviços.
A decisão do governo de implementar o Plano Agro+ em Rondônia surgiu com a participação do secretário da Agricultura, Evandro Padovani, e entidades privadas do agronegócio rondoniense no lançamento do Plano Nacional pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e coordenado pelo secretário executivo, Eumar Novack.
O fator motivacional que levou a esta decisão foi o desenvolvimento de um modelo organizacional de processos que se utiliza de ferramentas de gestão, visando à simplificação, objetividade e desburocratização do fluxo das demandas do agronegócio em parceria público privada.
“Substituímos o foco de trabalho de demandas pontuais para desenvolvermos metas gerenciais com o intuito de estruturarmos um sistema mais ágil e racional”, explicou Padovani.
A implementação deste Plano está sendo bem aceita pelo segmento produtivo e pelos servidores da casa, uma vez que a participação destes servidores, além da análise técnica das demandas externas, foi estendida para a identificação das demandas internas, no que do diz respeito à análise do marco regulatório e processos, que necessitam de revisão.
A equipe técnica responsável pela coordenação do Agro+ no estado está em permanente contato com a Secretaria Executiva do Mapa, com troca de informações desde novembro de 2016 a respeito da implementação do Plano no estado de Rondônia. A linha mestra na condução dos trabalhos tem sido a utilizada pelo Mapa, com algumas adaptações necessárias à realidade rondoniense.
Inicialmente se está estabelecendo canais de comunicação com os clientes e parceiros da Seagri, com avaliação do corpo funcional e a necessidade de alterações no sistema regulatório e processos internos, desenvolvendo propostas e ações de desburocratização e modernização institucional.
A Seagri pretende que surjam muitos questionamentos, por meio da guia “opine aqui“, do site: www.agromais.ro.gov.br, para que, quando da visita do ministro Blairo Maggi para o lançamento do Programa em Rondônia, no dia 13 vindouro, já possam ser encaminhadas muitas propostas de modernização e desburocratização em nível federal, estadual e municipais.
Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Seagri
Secom – Governo de Rondônia