Rondônia esteve presente no Expo Center Norte, em São Paulo, no 2º Asian & Japan Food Show, evento de negócios e de atualização profissional para o mercado de gastronomia asiática. É uma realização que tem seu espaço dividido em exposição, fóruns e workshops com grandes chefes da gastronomia e de renomados profissionais da gestão de negócios.
O Sebrae em Rondônia, com seu diretor-superintendente Valdemar Camata Junior, participou da Rodada de Negócios do Tambaqui de Rondônia. Em um estande estrategicamente instalado, produtores de Porto Velho e do Vale do Jamari, realizaram negociações com empresas distribuidoras de peixes. O segmento da gastronomia oriental no Brasil tem se revelado uma grande força de comercialização, somente São Paulo possui cerca de 3 mil restaurantes exclusivamente asiáticos. Os piscicultores de Rondônia foram levados pelo Sebrae para negociar o fornecimento de tambaqui para esse mercado. Na área do evento fizeram contatos com importantes segmentos ligados à comercialização de peixes, fora do evento visitaram a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), onde se reuniram com Jiro Yamada, presidente da Associação dos Comerciantes Atacadistas de Pescados do Estado de São Paulo (Acapesp). Foi negociada a realização de festival gastronômico com tambaqui e pirarucu no primeiro trimestre de 2017 na Ceagesp. Os produtores de Rondônia farão a doação de 8 toneladas de pescado e o Sebrae mobilizará a imprensa para divulgar a produção da piscicultura rondoniense.
Levando em consideração que o pescado está inserido na culinária em hotéis, churrascarias, self-services e temakerias, o contato com os distribuidores foi providencial para os produtores de Rondônia. Os piscicultores aproveitaram a participação no evento que contou com mais de 3200 visitantes e 60 expositores, e onde aconteceram 15 oficinas com chefs famosos e 18 apresentações entre seminários e palestras.
Foram realizadas reuniões entre os 12 produtores de tambaqui que integram o projeto de piscicultura do Sebrae e grandes compradores, como Vivenda do Camarão, Hirota Supermercados, Grupo Pão de Açúcar, Companhia da Tilápia e outros.
Para Sylvio Neto, participante do projeto, o mercado do Sudeste, onde o pescado rondoniense tem pouca penetração, é muito promissor. “Há uma tendência de valorização do peixe brasileiro até mesmo nos restaurantes asiáticos. Tambaqui e linguado têm grande potencial. Além disso, a busca pelo bem-estar e saúde tem levado as pessoas a consumirem mais peixe”.
Também presente na Rodada, o produtor Olívio Filho garante que os piscicultores rondonienses estão preparados para atender a demanda que a feira deve gerar. “Temos quantidade, qualidade, regularidade, preço e logística. Nosso objetivo é ganhar o Brasil e, quem sabe, ultrapassar a fronteira”.
Por SEBRAE/RO