Os recordes de aumento de temperatura e perda de biodiversidade no planeta estarão no centro dos debates da reunião Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta (GCF) deste ano, que acontecerá nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Jalisco, capital de Guadalajara no México. O governador Confúcio Moura participará do evento e será o único palestrante brasileiro a fazer um pronunciamento. O convite para participar do evento partiu do governador de Jalisco, Jorge Aristóteles Sandoval Diaz, que presidirá a GCF 2016.
A GFC 2016 acontecerá simultaneamente com a 2ª Cúpula das Américas para Mudanças Climáticas, e reunirá representantes de 23 países, totalizando 350 participantes.
O governador de Rondônia abordará as iniciativas do estado para combater o agravamento do efeito estufa e as ações voltadas para o desenvolvimento ambiental e social sustentáveis. Confúcio também citará as iniciativas para a adoção do crédito de carbono como incentivo ao produtor rural na preservação ambiental.
O governador Jorge Diaz destacou que a reunião será importante para mostrar o que está sendo feito para o desenvolvimento de baixas emissões. “É uma ótima oportunidade para compartilhar aprendizados e encontrar com outros públicos-chave, incluindo doadores e parceiros da sociedade civil”, acrescentou.
Ainda segundo ele, a reunião do GFC 2016 deve mostrar a forma como os entes atuam ante as preocupações ambientais, sociais e econômicas.
CÚPULA
A 2ª Cúpula das Américas para Mudanças Climáticas envolve representantes de diversos países para tratar da redução de emissores do desmatamento e degradação florestal, e de gases do efeito estufa.
O ambiente também será propício para o estabelecimento de relações institucionais de cooperação com organizações variadas.
Rondônia faz parte do grupo desde 2015, quando começou a atrair a atenção internacional. Uma empresa de investimentos sediada em Londres, cujo trabalho é voltado para a proteção e recuperação de florestas naturais, já propôs parceria por 25 anos.
O estado também iniciou entendimentos com uma organização norte-americana, que se dedica à conservação de florestas e adoção de finanças ambientais , mercados e outros mecanismos de pagamentos e incentivos.
Texto: Nonato Cruz
Secom – Governo de Rondônia