Encerrou na 5ª feira (15.ago.2024) o prazo para registro de candidaturas para as eleições municipais deste ano. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram 453.939 candidatos (15.387 para prefeito, 15.467 para vice-prefeito e 423.125 para vereador). Muitos postulantes escolheram nomes excêntricos, diferentes do que constam nos documentos, para usar na campanha eleitoral.
Os apelidos curiosos estão em destaque em Rondônia este ano na corrida eleitoral. Entre os candidatos, foram registrados nomes como “Coro Grosso”, “Polaco do Picolé”, “Sucata da Gaita”, “Afobadinho”, “Balango”, “Nona”, “Grampolo” e “Bula” que certamente chamam a atenção do eleitor. Essa estratégia pode ser uma forma de se diferenciar em um cenário onde a disputa é acirrada e a originalidade pode atrair mais votos.
NOME DE ANIMAIS
Além disso os nomes de animais, também estão em alta nos registros das candidaturas em Rondônia, como por exemplo, Cobra, Tourinho, Arara, Dj Pato, Jabuti, Galinho, Formigão e Boi da Chácara entre outros candidatos que também optaram por esses títulos inusitados, refletindo uma tentativa de conectar-se com a cultura local ou transmitir uma mensagem específica. Essas escolhas, embora controversas, revelam a criatividade e, em muitos casos, o humor dos postulantes à política.
O TSE orienta que esses nomeamentos não devem ferir a legislação eleitoral, mas, frequentemente, a linha entre o aceitável e o absurdamente incomum pode ser tênue. Em meio a essas peculiaridades, a expectativa agora gira em torno da campanha eleitoral e como esses candidatos irão utilizar seus nomes únicos para conquistar o eleitorado.