Além de ser um tempero indispensável para vários pratos deliciosos, o sal é uma fonte de sódio, nutriente importantíssimo para o funcionamento do corpo humano. Apesar de ser benéfico à saúde, porém, o consumo excessivo de sódio pode aumentar o risco de derrames, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. Mas será que você sabe quanto de sódio podemos consumir por dia sem prejudicar a saúde? Ou, então, se existe um sal melhor do que os outros em termos nutricionais? Descubra as respostas
Qual é a dose diária recomendada de sódio?
O sódio é um nutriente é vital para a regulação da pressão sanguínea, impulsos nervosos e contração muscular. Porém, como mencionamos acima, passar do limite recomendado pode ter consequências graves para o corpo.
Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de, no máximo, 2 g de sódio – ou 5 g de sal – por dia. Só que também existe um valor mínimo que precisamos consumir regularmente! Segundo especialistas, é preciso ingerir 500 mg de sódio – ou 1,3 g de sal – diariamente.
Existe um sal melhor para a saúde?
A resposta mais simples é “não“. O sal marinho, refinado, rosa, grosso e defumado, por exemplo, têm quase a mesma quantidade de sódio. A principal diferença entre eles costuma ser a textura e tamanho do grão.
Por outro lado, o sal light realmente tem menos sódio do que os outros. No entanto, as altas taxas de potássio no sal light fazem com que especialistas evitem classificá-lo como o “melhor sal”. O ideal é controlar bem o consumo de qualquer tipo de sal.
Fonte: tudogostoso