Tradição de origem portuguesa, a Festa do Divino Espírito Santo é uma das mais cultuadas em Rondônia. Trata-se de um verdadeiro ato de fé e religiosidade entre cristãos e visitantes dos mais diversos lugares do Brasil. A festa consegue reunir centenas de fiéis nos meses de abril, maio e junho num memorável e belo espetáculo. Segundo moradores, o Divino é festejado desde 1899, mas a origem está em Portugal, sendo oficializada pela rainha Dona Isabel, em peregrinações feitas por cristãos que carregavam uma bandeira com o símbolo do Divino, a pomba.
A chegada da Coroa do Divino Espírito Santo na última terça-feira (15), no Forte Príncipe da Beira (RO) foi celebrada com festa pelos devotos. Em ato de fé e devoção espiritual, algumas pessoas entraram no Rio Guaporé para poder ver de perto e tentar tocar na coroa.
Além disso, no Forte Príncipe da Beira a programação de celebrações continua até o próximo domingo (19). Conforme a programação, na próxima sexta-feira (17), às 20h, haverá missa. No próximo sábado (18), a saída da igreja em procissão para buscar o mastro. Encerrando no domingo com a Solenidade de Pentecostes.
VEJA O VÍDEO: