InícioDestaquesJornalista Meiry Santos define pré-candidatura e surge como opção aos portovelhenses nas...

Jornalista Meiry Santos define pré-candidatura e surge como opção aos portovelhenses nas eleições 2024

A jornalista é um nome forte para a disputa de uma das vagas nas eleições deste ano

A presença feminina nos espaços de poder ainda é limitada, e mesmo as mulheres sendo a maioria da população e do eleitorado, pois correspondem a 52,65% das pessoas aptas a votar, a sub-representação permanece. Elas enfrentam a barreiras estruturais e culturais, e encontram na política um ambiente desafiador. Em Rondônia, nas últimas eleições, apenas 5 mulheres chegaram à Assembleia legislativa, de um total de 24 cadeiras. E na Câmara de Vereadores, da capital, apenas duas.

Uma disparidade que, nestas eleições de 2024, elas pretendem diminuir. Muitos nomes vêm sendo lançados nos últimos dias. São mulheres das mais variadas profissões e ocupações profissionais e que afirmam não estarem se colocando no processo para apenas “cumprir tabela”, ou seja, não apenas para atingir a cota de representatividade feminina que, segundo determina o artigo 10, parágrafo 3º, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Uma destas mulheres, é a jornalista Meiry Santos. Na manhã desta terça-feira (02/04), ela oficializou sua pré-candidatura a vereadora de Porto Velho. Ela foi convidada pelo Agir, partido presidido por Mauro Roberto da Silva, que juntamente com o secretário-geral, Jaime de Souza Lima, abonou a ficha de filiação da pré-candidata.

Para a pré-candidata, a participação feminina na política é tão importante que dessa participação é possível se construir uma sociedade mais igualitária e mais justa. “Somos a maioria na população, maioria do eleitorado, maioria nos lares, como chefe de família, assumimos diversas funções, nos multiplicamos para conseguirmos dar conta do lado profissional e familiar. E mesmo assim, ainda somos desvalorizadas, esquecidas. E muitas políticas públicas, já construídas, não tem alcançado aquelas mulheres que estão ainda mais vulneráveis. E outras precisam ser implementadas. É preciso fazer mais”, apontou.

presidente do Agir Mauro Roberto da Silva, juntamente com o secretário-geral, Jaime de Souza Lima, abonou a ficha de filiação da pré-candidata.

BIOGRAFIA
Meiry Santos tem 40 anos, nasceu no Estado do Maranhão, mas chegou em Porto Velho aos 6 anos de idade. Filha de uma professora, e um lavrador, ambos já aposentados, ela é formada em Jornalismo e está no sexto período de Direito. Ela é servidora pública municipal, concursada desde 2015, mas atuante na gestão pública desde 2010.

Na comunicação rondoniense atuou em 4 emissoras locais, em duas rádios, foi da assessoria de imprensa de três secretarias municipais, duas secretarias estaduais, cerimonialista e hoje atua na Assembleia Legislativa de Rondônia, no departamento de Rádio e TV, chegando a uma trajetória profissional de 23 anos de atuação.

Mãe de um adolescente de 15 anos, ela tem dois irmãos, sendo ela a filha do meio, e tem em sua família a base para tomar todas as suas decisões.

 

- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img

Mais lidas